Tite deu resposta firme ao ser questionado sobre decisão de poupar jogadores do Flamengo; “não é novidade”

Foto: Reprodução / FlaTV

Após a derrota do Flamengo por 1 a 2 para o Bolívar, na quarta-feira (24), Tite comentou a decisão de não listar cinco jogadores por um detalhe técnico. O técnico se baseou em relatos de condições físicas e decidiu excluir Arrascaeta, Pedro e outros titulares da partida na cúpula do sistema La Paz.

FOTO: JORGE BERNAL / AFP

“A ciência está há bastante tempo, não é nenhuma novidade. Está desde o tempo que eu jogava, a quantificação de carga traz atletas que têm a condição e o suporte que tem o Flamengo também. Mas eu tenho também muita lucidez para não estourar um atleta na sequência de jogos e perder depois. Aí fica muito fácil, dizer ‘Viña não tem sequência’, mas aí ele machuca. A capacidade técnica começa a se perder”, disse Tite, antes de completar:

Foto: Simon Lédo/Coluna do Fla

“Respeito a pergunta, mas não é nenhuma novidade ciência no futebol. É só procurarmos informações verdadeiras a esse respeito. Risco há, estratégia há e a opção foi em cima disso. A responsabilidade é nossa (comissão), mas é mais minha que sou o técnico que escala. Busca de pontuação para recuperação (próximos jogos da Libertadores)”, finalizou o treinador.

Segundo comunicado do clube, Arrascaeta, Pedro, Varela, Ayrton Lucas e Erick Pulgar são atletas não incluídos na lista por “planejamento cientificamente orientado para a prática do esporte de alto nível”. Além de Cebolinha, Allan e Léo Pereira estavam ausentes por problemas médicos, Carlinhos estava sem registro e Gabigol foi suspenso por formação de quadrilha para cometer fraude de doping.

Tite afirmou que esta decisão é acertada e seguirá no planejamento para o resto da temporada. A seleção gerou uma grande mudança na composição do time titular e a presença de estreantes da base no time. São cinco pessoas neste jogo: Wesley, Igor Jesus, Victor Hugo, Matheus Gonçalves e Lorran.

Foto: Simon Ledo / Coluna do Fla

Um fato surpreendente é que a quantidade de jovens jogadores que não saíram do banco pode ter impedido Tite de fazer cinco alterações, algo comum entre os principais jogadores brasileiros. O técnico fez apenas três alterações no time que iniciou a partida.

O discurso de Tite sobre brigar na Libertadores se baseia na situação em que o Flamengo se encontra após a derrota de quarta-feira. Além de ver o Bolívar levar cinco pontos de vantagem, o Rubro-Negro pode perder a segunda colocação na tabela caso o Millonarios vença o Palestino.

O Fla soma 4 pontos após a vitória, igual à derrota nas 3 primeiras partidas do torneio. Agora, pode perder a segunda colocação nesta rodada e não há mais chances de entrar na primeira posição. A razão é porque o Bolívar pode chegar até 18 pontos, enquanto o clube terá no máximo 13.

O Rubro-Negro precisa vencer a partida contra a Bolívia, no Maracanã. Além das duas partidas de volta restantes, ainda espera que o adversário tropece. Além disso, é importante que a equipa tente fazer a diferença nos jogos em casa se quiser lutar pelo primeiro lugar na marcação de gols.

Veja mais:

Reforço surpresa! Flamengo decide contratar ponta -direita ex- fluminense

Foto: Reprodução/Canal FlaZoeiro
Foto: Reprodução/Canal FlaZoeiro

Lucca Zayon se destacou nas categorias de base do Fluminense, conquistando títulos importantes como a Taça Guanabara e a Taça Edilson Silva na faixa sub-9. Suas atuações incríveis, marcando 44 gols em apenas 9 partidas de futsal, não só chamam a atenção dos torcedores como também outros clubes.

A ida de Lucca para o Flamengo foi motivada por questões pessoais e profissionais, o que facilitou a agenda do jovem atleta e de sua família. Essa mudança é um exemplo do dinamismo das equipes juvenis do Rio de Janeiro, de onde muitas vezes jovens talentos saem em busca de melhores condições de formação e desenvolvimento.

Antes de se destacar no futebol, Lucca começou a jogar futebol no Técnico FC, escola de Jacarepaguá-RJ, onde Lorran Lucas, que pertence ao time profissional de futebol Flamengo, iniciou sua carreira. Esta academia parece ser um local de formação de talentos para grandes clubes do Rio de Janeiro.