BOMBA de ultima hora: Surge novas informações sobre suspensão de Gabigol por fraude em antidoping

Foto: Gilvan de Souza / Flamengo
Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

A notícia de que Gabigol foi suspenso por dois anos pelo TJD-AD (Tribunal de Justiça Desportiva Contra o Doping) caiu como uma bomba nesta segunda-feira (25) no Flamengo.

Gabigol- Foto: Divulgação/ Flamengo
Gabigol- Foto: Divulgação/ Flamengo

O atacante rubro-negro foi condenado por tentativa de trapaça em exame antidrogas.

Mas por que ele foi punido? Quando você pode jogar novamente?

O ESPN.com.br reuniu tudo o que você precisa saber sobre o caso.

Por que Gabigol foi suspenso por 2 anos?

Gabigol é acusado de causar dificuldades na realização de fiscalização antidrogas no dia 8 de abril de 2023 em Ninho do Urubu.

Gabigol - Foto: Divulgação/ Conmebol
Gabigol – Foto: Divulgação/ Conmebol

Ao fazer isso, o agressor violaria o artigo 122 do Código Antidopagem Brasileiro, que afirma “trapacear ou tentar fraudar qualquer parte do procedimento de controle”.

O código estipula suspensão de quatro anos se o atleta for condenado. Em contrapartida, o nº 10 foi condenado a 2 anos devido a uma pena reduzida em casos de “circunstâncias especiais verificadas”.

O que Gabigol fez no exame antidoping?

Um dos conteúdos da denúncia dizia que Gabigol demorou a implementar esse programa, não cumpriu as instruções da polícia e até desrespeitou a equipe focal.

Gabigo l- Foto: Marcelo Cortes / Flamengo
Gabigo l- Foto: Marcelo Cortes / Flamengo

Ao ir coletar urina, Ao 10 pareceu incomodado com a presença do inspetor no banheiro, então trouxe um recipiente aberto com urina, contrariando as instruções.

Como foi o julgamento?

O caso começou na última segunda-feira (18), mas foi adiado para segunda-feira (25). No total, foram cinco votos a favor da pena e quatro contra, em decisão acirrada, que constatou que Gabigol tentou fraudar um exame antidoping.

Se inscreva no Canal do Nosso Fla no YouTube

A penalidade entra em vigor a partir de abril de 2023, quando ocorreu a trapaça no exame, e vigorará até abril de 2025.

O agressor foi denunciado pelo TJD-AD em dezembro de 2023, dando início ao caso.

A defesa desse jogador enviou os itens no dia 26 de janeiro deste ano, quando o time do Flamengo realizava treinos de pré-temporada nos EUA.

Anexadas ao e-mail estavam fotos da câmera de segurança do CT Ninho do Urubu para confirmar a inocência de Gabigol.

Por dentro, o clube da Gávea acredita na libertação dos atletas. No entanto, este caso terminou com o nº 10 pendurado por dois anos.

Gabigol pode recorrer?

Um dos policiais da equipe de investigação disse durante o julgamento que viu a urina de Gabigol escorrendo do mictório ao recuperá-lo, o que descartou a possibilidade de crime.

Flamengo, Gabigol e sua defesa pretendem apresentar esse comunicado ao CAS.

Além disso, a defesa de Gabi também pretende apresentar imagens da câmera de segurança do Ninho do Urubu. Segundo o Flamengo, o atacante chegou ao CT às 8h e foi direto para o exercício, enquanto a equipe de fiscalização chegou por volta das 9h.

Os participantes do julgamento disseram que pelo menos um dos quatro policiais ficou confuso e apresentou argumentos. Um dos argumentos é que a equipe de fiscalização chegou ao CT antes de Gabigol; Posteriormente, soube-se que quando a equipe de fiscalização chegou, Gabigol estava fazendo fisioterapia.

Por já ter começado a trabalhar a musculatura, Gabigol foi orientado pelos médicos especialistas do Flamengo a esperar um pouco e só fazer o exame antidoping após o treino.

No entanto, deve-se notar que se o tribunal suíço aceitar este caso, existem três possibilidades:

  • A suspensão ser derrubada
  • A suspensão ser mantida até abril de 2025
  • A suspensão ser ampliada até abril de 2028, que é a pena máxima para casos de tentativa de fraude em exame antidoping

Segundo relatos, a equipe carioca e a equipe de Gabriel não estão otimistas com o incidente, mas tentarão adiá-lo na Suíça.