Dorival Junior foi campeão da Copa do Brasil e da Copa Libertadores pelo Flamengo em 2022, porém não renovou o seu contrato. Nesse ano, ele teve dois embates com o atual treinador do Flamengo, Vitor Pereira, quando este estava no Corinthians, superando com duas vitórias nas quartas-de-final da competição continental e também na final do mata-mata nacional, que foi decidido nos pênaltis, após dois empates entre as equipes. Neste ano, o português assumiu o comando do Rubro-Negro e até aqui não conquistou nenhum título pelo clube, apesar de ter disputado quatro competições.
Durante o programa ESPN FC, dos canais ESPN, o ex-jogador Zinho revelou uma conversa que teve com Dorival Junior. Entre os assuntos, o comentarista revelou que o treinador avaliou que o Corinthians de VP não foi melhor em nenhum confronto diante do Flamengo naquele ano e colocou outra equipe paulista, o São Paulo de Rogério Ceni. Durante as semifinais da Copa do Brasil, ele acredita que o Tricolor paulista foi superior ao Rubro-Negro nos dois jogos, principalmente no Morumbi, que terminou em 3 a 1 para o Mengão.
No Morumbi, ele (Ceni) perdeu o jogo, mas jogou melhor do que o Flamengo. Isso dito pelo Dorival em uma conversa particular. Que o Dorival me desculpe. Ele falou para mim: ‘Zinho, todo mundo diz que o Corinthians jogou melhor do que o Flamengo na final, fui demitido. Único time que jogou melhor que o Flamengo, que dominou o Flamengo foi o São Paulo’. Palavras do treinador do Flamengo. Então, assim, eu acho que é uma pressão exagerada no Rogério Ceni.
Zinho, comentarista dos canais Disney
Recentemente, o vice-presidente de futebol Marcos Braz revelou os motivos para a saída de Dorival Junior e indicou que não foi plenamente o financeiro o grande problema para o treinador deixar a equipe. Atualmente, o técnico está sem emprego e aguarda uma boa proposta para voltar a trabalhar. Antes do Flamengo, no início de 2022, ele defendia o Ceará, onde chegou a ficar com 100% de aproveitamento na Copa Sul-Americana, porém com sua saída, o time nordestino acabou sendo rebaixado para a Série B do futebol brasileiro.
A gente tinha aqui dentro uma análise bem clara e bem transparente de que precisava fazer a troca do comando, e assim foi feito. Pode ter tido um ponto fora da normalidade nesse sentido (resultados), mas você tem alguns itens na hora de analisar o que você busca no comando de uma equipe. E a gente entendeu que precisava ser trocado.. Quando você está dentro de uma negociação, de uma análise de renovação, você analisa o custo-benefício e todos os itens. Se falar para você que teve questão financeira somente, seria muito raso. A gente analisa todos os aspectos, inclusive esse.
Marcos Braz, ao GE.
Veja mais notícias do Flamengo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas do Flamengo.