As entidades esportivas FIFA e Conmebol não permitem interferências estatais em suas federações membros e podem retirar a seleção brasileira de todas as suas competições, a menos que Ednaldo Rodrigues seja reconduzido como presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A informação foi revelada ao site da AFP por fontes da confederação sul-americana.
“O regulamento é claro e contundente. Não é permitido, em hipótese alguma, a intervenção de forças externas nos assuntos que competem a seus associados”, disse a fonte, que pediu anonimato, depois de esclarecer que estas questões “só são ventiladas através de resoluções e não meras opiniões de seus dirigentes”.
No dia 7 de dezembro, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) afastou Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF e nomeou José Perdiz de Jesus interinamente até a realização de novas eleições.
Segundo a Uol, Fifa e Conmebol anunciaram o envio de uma missão ao Rio de Janeiro para entender a crise a partir de 8 de janeiro, data em que as atividades administrativas da Conmebol serão retomadas após o recesso de fim de ano. A missão terá como objetivo investigar a situação e buscar soluções com base nos regulamentos da CBF, Conmebol e FIFA.
“A Fifa e a Conmebol querem insistir energicamente que, antes dessa missão, nenhuma decisão que afete a CBF seja tomada, incluindo eleições e candidaturas eleitorais. Se isto não for respeitado, a Fifa não terá outra opção a não ser encaminhar o assunto a seu órgão competente para que delibere e decida, o que também pode incluir uma suspensão”, escreveu a entidade em uma carta enviada à CBF
“A este respeito, e por uma questão de ordem, também gostaríamos de salientar que se a CBF for suspensa pelo órgão competente da Fifa, perderia todos os seus direitos de afiliação com efeito imediato até que a Fifa retire a suspensão. Isto também significaria que as equipes representativas e os clubes [brasileiros] não poderiam participar de nenhuma competição internacional enquanto a suspensão estiver em vigor”, advertiu.
Além disso, segundo a Uol ,a carta foi enviada conjuntamente no dia 24 de dezembro por Kenny Jean-Marie, da FIFA, e Monserrat Jiménez Granda, da Conmebol. FIFA e Conmebol não reconhecem José Perdiz como interventor da CBF indicado pelo TJRJ.
Atualmente, o Brasil disputa as eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2026 e tem a Copa América 2024 marcada para 20 de junho a 14 de julho, nos Estados Unidos. Além disso, os clubes brasileiros representam o país na Copa Libertadores e na Copa Sul-Americana, que começam em fevereiro.
Veja mais notícias do Flamengo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas do Flamengo.