O técnico Tite aplaudiu o desempenho do Flamengo na vitória por 2 a 0 sobre o Sampaio Corrêa, nesta quarta-feira (31), no Estádio Mangueirão, pelo Campeonato Carioca. Na coletiva de imprensa após a partida, o treinador ressaltou que a equipe não deu chances ao adversário e apontou o avanço defensivo em relação às últimas partidas.
“Quando a gente toma gol, fala que está desequilibrado. Quando não dá nenhuma chance ao adversário, tem que ter o reconhecimento. Futebol é equilíbrio, ação defensiva é fundamental para vencer jogo. Ano passado sofremos em relação a isso. Temos que ter consciência de recomposição rápida para não dar chance ao adversário, seja o Sampaio ou o Orlando ou os próximos jogos”, disse Tite.
O Flamengo sofreu ao permitir muitos contra-ataques em 2023 e nas partidas deste ano, principalmente contra o Orlando City. Porém, diante do Sampaio Corrêa, o time esteve bem posicionado em campo e conseguiu neutralizar as jogadas de velocidade do adversário. Com isso, ele encerrou o jogo com mais que o triplo do número de arremessos.
O time comandado por Tite terminou o jogo com 18 chutes e ficou sem gols no primeiro tempo graças a boas defesas do goleiro Leandro Matheus. A sólida defesa do Fla permitiu ao adversário três chutes, um deles de longa distância, e Rossi acertou apenas uma vez em 90 minutos.
Importante destacar também a intensidade da equipe na marcação quando a bola é perdida. Apesar de ter 62% de posse de bola no jogo, o Flamengo fez 13 defesas e levou vantagem sobre 10 do Sampaio Corrêa. Além disso, as 18 faltas cometidas mostram como a equipe não hesitou em interromper qualquer jogada de perigo.
Pela primeira vez desde este ano, Gabigol e Bruno Henrique aproveitaram as mudanças no time e marcaram os gols da vitória. Tite comentou a disputa posicional, dizendo que um time com grandes jogadores “só contribui”, mas entende que não jogar muitas vezes causa transtornos naturais nos atletas.
“Tem 11 atletas que vão iniciar e vão ficar contentes comigo. Tem cinco que vão gostar por entrarem no jogo. Outros vão querer participar e vão ficar chateados. Mas todos eles tem a condição técnica. Que possam estar preparados para outro jogo estejam bem. É uma relação de confiança, que está baseada no trabalho. Isso ganha? Não sei, mas contribui.”
Veja mais notícias do Flamengo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas do Flamengo.