Nesta sexta-feira (3), o maior ídolo da história do Flamengo completa 70 anos. Em entrevista ao “O Globo”, o Galinho avaliou o futebol atual e também se comparou a outros craques do futebol atual, como Neymar e Messi, além de Ronaldinho Gaúcho, que se aposentou há poucos anos. O maior artilheiro com a camisa do Rubro-Negro e campeão da primeira Libertadores também comentou sobre a atual fase do clube e comparou com a sua época. Zico complementou relembrando duas perdas recentes importantes, de Roberto Dinamite e Pelé, que nos deixaram entre o fim de 2022 e o início de 2023.
Acho Messi e Maradona mais habilidosos, Neymar também. Eficiência é diferente da habilidade. Ronaldinho Gaúcho. Esses são mágicos. Tirar a bola deles é complicado. Agora, na arrancada para o gol eu deixava muita gente preocupada. Eu passava bem, dominava bem, chutava bem, reunia as qualidades importantes.
Zico
Não pode comparar, são momentos diferentes. Ficam comparando gerações. A nossa não tinha CT, campo bom, infraestrutura. Fomos campeões do mundo, da Libertadores, sem campo para treinar na Gávea porque deu praga no campo. A bola era diferente, uniforme. Tudo. O Flamengo do Jorge Jesus encantava nesse sentido porque não corria risco, só quando estava atacando. Aproximava as linhas defensivas. O time jogava compacto. Time do Real Madrid joga dessa maneira. Não se vê os caras facilitando, se precisar dá um bico.
Ídolo do Flamengo
Zico também entrou na discussão sobre o futuro técnico da Seleção Brasileira. Após a Copa do Mundo de 2022, onde o time de Tite caiu nas quartas-de-final para a Croácia, e adiou o sonho do hexa. Com isso, muito se fala sobre a contratação de um técnico estrangeiro e nomes como o de Carlo Ancelotti entraram no radar da CBF. Outros nomes como Cuca, Fernando Diniz e Dorival Junior também foram cotados para assumir. Enquanto não há um nome oficial, Ramon Menezes, técnico do sub-20, é que ocupa interinamente o cargo para o amistoso diante de Marrocos.
Tem que ser o incontestável. Meritocracia. Pode vir de baixo, ganhar em baixo, ganhar torneios internacionais. Não pode sair de jogador e de repente é o treinador da seleção. Teve experiência, ganhou? Libertadores, Mundial… Acho puta sacanagem o Muricy (Ramalho) não ter sido técnico da seleção. O que valeu o esforço dele? Tem que ser deputado, prefeito, governador. Quando chega lá em cima, o que vier dificilmente chega algo que não viveu. (Carlo) Ancelotti (técnico do Real Madrid) é o meu número 1. Adoro. Foi campeão com brasileiros, considero o número 1. No Brasil vejo Cuca, Renato (Gaúcho), são caras que ganharam tudo. Dorival (Júnior) também.
Zico.
Veja mais notícias do Flamengo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas do Flamengo.