O Flamengo fez uma temporada histórica no ano de 2022. A equipe superou as expectativas dos torcedores e conseguiu desbancar a Libertadores da América e também a Copa do Brasil. Isso tudo se deve à chegada de Dorival Júnior no comando da equipe, depois que Paulo Sousa não conseguiu alcançar grandes resultados.
Para 2023, o Flamengo pretende entrar com muita força no mercado, ou seja, vai atrás de novos reforços. Isso porque vai ter o Mundial de Clubes pela frente e a equipe quer buscar o bicampeonato diante, possivelmente, do Real Madrid.
REFORMULAÇÃO DOS ATACANTES
Gabigol: Mesmo jogando mais aberto pelo lado direito, o atacante se encaixou muito bem ao novo esquema de Dorival Júnior. Ao lado de Pedro, protagonizaram uma das grandes duplas de ataque da temporada em 2022. Ao todo, Gabigol jogou 63 partidas e fez 29 gols. Além disso, é o jogador do Flamengo que mais vezes marcou em finais de Libertadores da América: 2019 (2 vezes), 2021 (1 vez), 2022 (1 vez). Em termos contratuais, o jogador fica com o Rubro-Negro até o ano de 2024.
Pedro: Sem dúvida, o principal destaque do Flamengo na temporada. Com a lesão de Bruno Henrique, o camisa 21 ganhou oportunidade junto ao time titular e deu muito resultado. Com muita imposição física e excelente posicionamento, Pedro marcou 29 gols em 59 partidas com o Manto Sagrado na temporada. A boa fase rendeu uma convocação para a Copa do Mundo no Catar. O atacante tem vínculo com o Flamengo até 2025.
Marinho: O jogador fez uma temporada bem abaixo das expectativas. Em sua grande maioria, atuou na equipe B que disputava o Campeonato Brasileiro. No total, disputou 43 partidas e marcou seis gols e deu seis assistências. Suas cobranças de escanteio, eram um verdadeiro perigo para as defesas adversários. Em jogo contra o Athletico-PR pelo Brasileirão, Marinho chegou a dar duas assistências para Fabrício Bruno marcar de cabeça. Anteriormente, o zagueiro não havia feito nenhum gol com a camisa do Mengão.
Marinho tem contrato até dezembro de 2023, mas pode ser que o jogador possa ser negociado.
Everton Cebolinha: O atacante chegou na última janela de transferência e, da mesma forma que Marinho, não fez grandes jogos com o Flamengo. Todavia, a expectativa é que o camisa 19 possa render muito mais na temporada de 2023. Ao todo, Cebolinha fez 31 jogos, tem três gols e deu cinco assistências. Seu contrato com o Flamengo é até o ano de 2026.
Bruno Henrique: Com lesão considerada gravíssima em jogo contra o Coritiba, o camisa 27 ficou de fora de todo restante da temporada. Atualmente, abriu mão de suas férias para agilizar seu retorno aos gramados. Em 2023, vai precisar brigar por vaga na equipe titular, uma vez que Pedro assumiu e muito bem sua posição. Mesmo ausente, manteve excelentes números, com oito assistências em 23 partidas em 2022.
ESPECULAÇÕES/REFORÇOS
Michael:
Segundo o vice-presidente do Flamengo, Marcos Braz, o atacante tem acordo verbal firmado com ele. Dessa forma, não deve ser negociado com nenhuma equipe no Brasil se não o Rubro-Negro.
Cristiano Ronaldo:
Segundo informações da Veja, o Flamengo prepara uma proposta para ter a estrela mundial no período de três meses.
Veja mais notícias do Flamengo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas do Flamengo.