Ex-Flamengo, Rodrigo Caio revela bastidores de relação com Jorge Sampaoli em 2023

Foto: Marcelo Cortes/Flamengo
Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

O zagueiro Rodrigo Caio conquistou 11 troféus durante sua passagem pela Gávea, mas sofreu continuamente com problemas físicos. Sob o comando de Jorge Sampaoli, jogador do Flamengo no ano passado, o zagueiro raramente joga. Atualmente sem equipe, este jogador lamenta as raras oportunidades que teve com o treinador argentino.

Foto Destaque: Ettore Chiereguini/AGIF
Foto Destaque: Ettore Chiereguini/AGIF

— Eu não tenho mais a velocidade que tinha em 2016, e as lesões me tiraram um pouco disso. Eu entendo. Mas aprendi de alguma forma a fazer com que as minhas qualidades hoje se sobreponham àquilo. Falei: ‘Se você me der uma oportunidade, vou poder mostrar isso. Mas nunca vou te pedir. Porque você está me vendo treinar todos os dias’. Nunca abri a boca, nunca saí de um treino, nunca perdi um treino -, disse Rodrigo Caio, que viu Sampaoli ser demitido após perder a final da Copa do Brasil para o São Paulo, em setembro.

— É uma coisa que até hoje eu não sei. E a minha relação com ele sempre foi boa, tratamos cordialmente, sempre falamos. A gente até brincava, porque eu não levava para outro lado. Eu falava ‘vou vencer ele na canseira. Vou trabalhar. Uma hora vai ter que me pôr’. E não me colocou. Uma pena. Porque eu me sentia preparado pra jogar e pra ajudar ele. Eu ia ajudá-lo -, lamentou, em entrevista ao programa ‘Bola da Vez’, da ESPN.

Além disso, Rodrigo Caio também relembrou um episódio ocorrido no segundo tempo da passagem de Jorge Sampaoli pelo Flamengo. Segundo o zagueiro, foi a escolha do jogador argentino que poderia ter mudado o destino do time na Libertadores de 2023.

Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

— A gente jogava na quinta-feira contra o Olímpia (PAR), que foi o jogo que a gente caiu (da Libertadores), e eu imaginava que iria jogar eu e o Pablo contra o Cuiabá. Ele ia poupar o Fabrício e o David Luiz estava voltando de lesão. Achei que era natural ele me colocar para o David estar bem na quinta-feira, mas não, ele colocou o David para jogar e a gente acabou perdendo por 3 a 0. Por um lado foi bom não ter participado, mas por outro eu pensei que, se eu jogasse, poderia ter sido diferente -, disse.

Na temporada de 2023, Rodrigo Caio disputou 13 partidas – 644 minutos em campo. Com Jorge Sampaoli, que treinou o Flamengo de abril a setembro daquele ano, o zagueiro disputou apenas duas partidas, contra Ñublense (CHI) e Internacional, respectivamente, pela Libertadores e Brasileirão.

Chave para o ‘ano milagroso’ do Flamengo em 2019, Rodrigo Caio jogou pelo Santos em 151 partidas e marcou seis gols. Além disso, com a camisa rubro-negra, esse zagueiro já conquistou 2 Libertadores, 2 Campeonatos Brasileiros, 1 Copa do Brasil, 2 Supercopas do Brasil, 1 Recopa Sul-Americana e 3 Cariocas.

FOTO: ALEXANDRE VIDAL/FLAMENGO
FOTO: ALEXANDRE VIDAL/FLAMENGO

Porém, o contrato de Rodrigo Caio com o Flamengo não foi renovado. Como o contrato do zagueiro com o time carioca vai até dezembro de 2023, o atleta deixou o Rubro-Negro no final da temporada e atualmente está sem clube.