Rizek demonstra incoerência ao comentar polêmicas contra e a favor do Flamengo

O Flamengo está envolvido em uma disputa de arbitragem. O motivo foi porque na última partida Bruno Henrique saiu de campo para criticar o árbitro Paulo Cesar Zanovelli. Marcos Braz e Bruno Spíndel também se manifestaram na coletiva sem citar Tite ou atletas da zona mista. O assunto é arbitragem e o jornalista André Rizek, do SporTV, publicou um livro sobre o assunto.

Foto: Reprodução/ESPN - Rizek apontou que o Flamengo pode ser uma das equipes mais prejudicadas na Copa América
Foto: Reprodução/ESPN – Rizek apontou que o Flamengo pode ser uma das equipes mais prejudicadas na Copa América

Mas ele parecia em conflito ao analisar o desenrolar do jogo. Isso porque Rizek acreditou que a decisão de não marcar pênalti para Luiz Araújo foi do árbitro. O VAR teria feito bem em pedir a expulsão do Bragantino quando Nico de la Cruz estava ausente no início da partida. Mas o pênalti não marcado do Flamengo seria o lance decisivo. Além disso, culpa o árbitro e o VAR;

Foto: Reprodução/SporTV - André Rizek criticou o trabalho do Flamengo no mercado e as escolhas de Tite
Foto: Reprodução/SporTV – André Rizek criticou o trabalho do Flamengo no mercado e as escolhas de Tite

“Muito debate sobre a atuação do VAR em Bragança, mas entendo que o problema foi do árbitro de campo. Não viu a falta (sutil) do De La Cruz, VAR teve de chamar. Viu o pênalti no Luiz Araújo – e interpretou erradamente. Ele VIU a falta, e achou que não foi. A decisão ali é dele”, escreve.

Porém, em abril, contra o Atlético-GO, a opinião foi bem diferente sobre o pênalti concedido a Bruno Henrique. O VAR solicitou a revisão da partida em que o atacante Mengo causou sangramento na boca devido a uma cotovelada dura. Mas Rizek achou constrangedor entender que o VAR não deveria ter feito nada.

Foto: Reprodução / SporTV
Foto: Reprodução / SporTV

“A imagem da primeira rodada será o pênalti marcado contra o Atlético-GO no fim do jogo. Com potencial de correr o mundo, ‘olha o que fizeram do VAR no Brasil’”, disse Rizek.

A CBF parecia ter o mesmo pensamento de André Rizek quando o árbitro André Luiz Schettino foi colocado na geladeira. A eliminação causou surpresa ao próprio Flamengo devido a uma série de erros contra o Rubro-Negro, como na recente partida contra o Red Bull Bragantino.

Bruno Spindel ainda destacou que a pontuação segue critérios determinados pela própria CBF em um movimento como esse, de braços abertos aos concorrentes. Se o braço tocar o rosto de outro atleta, será considerada falta.