Real Madrid se irrita com decisão da FIFA e Flamengo leva vantagem para Mundial de Clubes

Foto Destaque: Ballon D'or
Foto Destaque: Ballon D'or

Na última terça-feira (13), a FIFA definiu que o Mundial de Clubes vai ser disputado no intervalo de 1 a 11 de fevereiro de 2023. Contudo, ainda estuda por uma possível sede para receber a competição. A data não é nenhum pouco favorável para um dos participantes, o Real Madrid. Isso porque é a data é uma semana antes do confronto contra o Liverpool pelas oitavas de finais da UEFA Champions League. As informações são do jornalista espanhol  Diego Menguel.

A disputa do Mundial de Clubes também bate diretamente com a realização da Recopa Sul-Americana disputada entre Flamengo e Independiente Del Valle. Dessa forma, a Conmebol já prevendo que isso poderia acontecer, já possui uma data reserva que ainda vai ser divulgada. O Rubro-Negro entra em 2023 com um novo técnico: Vítor Pereira.

Após a saída de Dorival Júnior, o português vai assumir agora a equipe que além dessas competições já apresentadas, vai ter também que jogar a Supercopa do Brasil contra o Palmeiras. Nas últimas três edições, o Mais Querido esteve presente, foi campeão em cima de Athletico-PR e do próprio Palmeiras, mas perdeu o título desse ano para o Atlético-MG. Depois de 2 x 2 no tempo normal, o Flamengo ficou com o vice na decisão dos pênaltis.

Assim como o Mundial de Clubes, a Supercopa ainda não tem um lugar definido. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estuda poder levar a competição para ser disputada em outro país. Entretanto, uma das organizadas do Palmeiras, a Mancha Verde, não quer que a competição seja no Catar, pois o país é uma das sedes cotadas para receber o Mundial de Clubes e isso seria beneficiar o Flamengo, segundo eles. Reproduziram até mesmo uma nota oficial.

JOGO ÚNICO TEM DE SER EM CAMPO NEUTRO

Não é oficial – e esperamos que não venha a ser –, mas circula a informação de que a CBF pretende escolher como sede da Supercopa do Brasil (jogo único entre Palmeiras e Flamengo) o mesmo local que for determinado pela FIFA para a realização da Copa do Mundo de Clubes, alguns dias depois. Seria, segundo a versão extraoficial que circula na imprensa, uma forma de facilitar a logística do clube carioca para a disputa do Mundial.

A Mancha Alvi Verde vem a público para manifestar repúdio a essa possibilidade. O Palmeiras, maior campeão do Brasil, não pode ser tratado pela CBF como se fosse um figurante na agenda de outro clube, ainda mais um rival.

O Palmeiras nada tem a ver com o calendário de outros clubes, tampouco com os acordos firmados pela CBF com quem quer que seja.

O Palmeiras tem de ser respeitado, e o seu torcedor, mais ainda. Se a escolha de uma sede no exterior já seria acintosa por si só, uma opção pensada para favorecer um clube específico representa uma distorção do ponto de vista técnico, já que os torcedores cariocas seriam beneficiados em uma partida que deveria acontecer em campo neutro.

Diante dessa ameaça, é de se esperar que a presidente do Palmeiras se posicione com a firmeza que faltou até aqui. Já tivemos muitas promessas não cumpridas no que diz respeito à relação entre clube e torcida, e a presidente tem agora a oportunidade de mostrar a que veio.

Se é verdade mesmo que a CBF está pensando em levar a Supercopa do Brasil para um lugar que seja favorável ao nosso rival, cabe à presidente do maior do campeão do Brasil tomar todas as medidas possíveis em defesa do clube e do seu torcedor.