Preparador do Flamengo fala sobre condição física de Arrascaeta após série de lesões

Foto: Gilvan de Souza/ Flamengo
Foto: Gilvan de Souza/ Flamengo

O Flamengo fez o dever de casa na última quinta-feira (23) e venceu o Red Bull Bragantino por 1 a 0. Após vencer a 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, Fábio Mahseredjian, preparador físico do Fla, iniciou o jogo sobre as reais condições de Arrascaeta.

Na entrevista coletiva, o profissional destacou que Arrascaet agora consegue se condicionar fisicamente para durar os 90 minutos no Flamengo. Segundo Fábio Mahseredjian, as repetidas lesões na coxa do uruguaio nesta temporada limitaram bastante seu desempenho em campo. Isso porque o camisa 14 sempre ‘acelerou’ o retorno aos gramados sem estar 100%.

“Se não me engano, o Arrascaeta teve 3 lesões de posterior de coxa em 2023. É uma das lesões que assombram o mundo do futebol. Saiu uma reportagem na semana passada na Inglaterra mostrando o quanto a Premier League está sofrendo com essa lesão.

Tem Casemiro, De Bruyne, um atleta do Tottenham que esqueci o nome, que estava parado por causa do VAR, e na hora que foi dar um pique, sentiu a coxa. Quem quiser essa reportagem, eu passo, é muito bacana.

É uma lesão que assombra o mundo do futebol, e o Arrascaeta teve duas ou três em 2023, e sempre se acelerou a volta dele aos campos. Só agora ele está conseguindo se condicionar para poder jogar os 90 minutos.”

Em março, Arrascaeta começou a sofrer repetidas lesões ao longo da temporada. O uruguaio lesionou então o adutor da coxa esquerda e ficou de fora do Flamengo em nove partidas. Mais tarde, em maio, o camisa 14 sofreu problemas na coxa direita e ficou afastado por três jogos.

Depois, em agosto de 2023, Arrascaeta sofreu a terceira lesão da temporada. Na ocasião, o camisa 14 sentiu a coxa esquerda após se lesionar em uma disputa de bola com um jogador do Internacional. Durante a jogada, o uruguaio esticou a perna e abriu um músculo.

O gol do Flamengo contra o Red Bull Bragantino saiu de Arrascaeta aos 30 minutos do segundo tempo. Na jogada, o uruguaio se juntou a Erick Pulgar, pegou dois marcadores com um drible curto e balançou a rede com um chute de ponta do pé para selar a vitória dos rubro-negros.

Acima de tudo, é importante destacar que Arrascaeta tentou ficar à disposição do Flamengo contra o Red Bull Bragantino. Isso porque o meio-campista atuou pelo Uruguai na Data Fifa de novembro, que terminou na última terça-feira (21).

Arrascaeta, Guillermo Varela e Erick Pulgar pediram ao Flamengo o aluguel do jato. A intenção do trio era chegar ao Rio de Janeiro a tempo de entrar em campo contra o Bragantino. Os atletas retornaram ao Fla na tarde desta quarta-feira (22) e foram apresentados ao jogo.

Com a vitória sobre o Red Bull Bragantino, o Flamengo chegou aos 60 pontos no Campeonato Brasileiro e entrou de vez na briga pelo título do torneio. Isso porque o Mais Querido passou da sexta para a terceira posição, atrás do líder Palmeiras, que tem 62.

Sem tempo para comemorar ou descansar, o Flamengo retorna nesta sexta-feira (24) para iniciar os preparativos visando o próximo compromisso. Isso porque o Rubro-Negro volta a campo no domingo (26) quando enfrenta o América-MG, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. As equipes se enfrentam às 18h30 (horário de Brasília), no estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia.