Nesta terça-feira (14), a FIFA definiu os critérios para os classificados do novo Mundial de Clubes, que será disputado em 2025, mas ainda sem local definido. Segundo a entidade máxima do futebol, os campeões continentais entre 2021 e 2024 terão vaga garantida no torneio mundial. Com isso, o Flamengo, campeão da Libertadores em 2022, tem sua vaga garantida na competição. Outro brasileiro será o Palmeiras, campeão do torneio continental em 2021, vencendo o próprio Flamengo na final em Montevidéo.
A distribuição das vagas por confederação ficou da seguinte maneira:
– AFC (Ásia); 4
– CAF (África): 4
– Concacaf (América do Norte e Central): 4
– Conmebol (América do Sul): 6
– OFC (Oceania): 1
– Uefa (Europa): 12
– País-sede: 1
Com isso, 11 times dos 32 já estão com a vaga garantida: Al Ahly, Al Hilal, Wydad Casablanca, Ulsan Hyundai, Real Madrid, Chelsea, Monterrey, Seattle Sounders, Palmeiras e Flamengo. O Urawa Red Diamonds, equipe do Japão, por enfrentar o Al-Hilal na decisão da AFC Champions League, também tem sua vaga garantida, já que o time saudita venceu a edição anterior. Nos casos da Conmebol e da UEFA, por terem um número maior de vagas que campeões continentais no período, a vaga pode ser dada via ranking das entidades.
Se considerassem o atual ranking da Conmebol, equipes como River Plate e Boca Juniors teriam vaga assegurada no novo Mundial de Clubes, mesmo sem conquistar a Libertadores no período. O último título do River foi em 2018 e o último do Boca foi ainda em 2007, quando Riquelme decidiu a decisão contra o Grêmio. Já no caso da UEFA, clubes como Manchester City e Paris Saint-Germain pode estar no Mundial de Clubes sem ter vencido a Champions League no período. Vale lembrar que as duas equipes jamais venceram o torneio, porém no momento os ingleses estão em segundo no ranking da UEFA, enquanto os franceses estão em sexto.
Veja mais notícias do Flamengo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas do Flamengo.