Tenho parado pra pensar como a torcida do Flamengo se manifesta ultimamente. Todos que me conhecem sabem como eu amo de ver a forma que os torcedores vibram, gritam, cantam, reclamam, choram e xingam no estádio e nas redes sociais, a menos que haja uma agressão física ou desqualificação verbal por palavrões, daí, sou contra.
Com a proliferação de canais de esportes, incluindo o YouTube, programas de debate, percebi que muitas pessoas pensam que conhecem muito bem sobre o esporte. Acompanho debates nas redes sociais, mesas redondas, alguns se sentem empoderados pois assistem algum jogo fora do Brasil, e se colocam em uma posição para opinar se algum atleta é bom ou ruim, se há chance de um clube brasileiro em contratar, ou mesmo um técnico estrangeiro conhecido comandar alguma equipe no Brasil.
No entanto, a maioria dessas pessoas são forjadas, nem estudaram sobre o futebol em si. No fundo devem achar que entendem sobre as habilidades e avaliação dos jogadores porque existe um aplicativo que informa o número do jogador. Resumindo, não são qualificados. E isso é amplamente reproduzido na mídia, e muitos especialistas seguem o mesmo curso de ação. Poucas pessoas entendem do assunto, sabem do que estão falando e estão prontas para fazer o que eles sugerem. Fico surpresa ao pensar que os torcedores sabem mais sobre futebol do que os treinadores que vivem o futebol há 15, 20, 30 anos, e os profissionais que passam a maior parte do tempo pensando ,jogando e estudando futebol para viver atrás dele.
Veja mais notícias do Flamengo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas do Flamengo.