Opinião: A questionável renovação de Gabigol

Desde 2022, o Flamengo tem buscado um acordo com Gabriel Barbosa para renovar o seu contrato por mais cinco anos. Contudo, nos últimos dias, as conversas foram interrompidas diante da má fase e das polêmicas envolvendo o atleta. O jornalista Reinaldo Gottino revelou, no programa Apito Final, que o jogador não está feliz no Flamengo e que, se a situação não melhorar nas próximas rodadas, a sua saída é cogitada.

Mas por que a renovação de Gabriel é tão questionada? Em primeiro lugar, consideramos os erros nas finalizações e as irregularidades nos pênaltis, o que já está causando estresse aos torcedores. A relação entre Gabriel Barbosa e a diretoria não parece ser das mais harmônicas, especialmente com o vice de futebol, Marcos Braz, após uma discussão ocorrida no início de julho. Não obstante, o atleta realizou uma festa na terça-feira, 29, em comemoração aos seus 27 anos, e a torcida não recebeu bem a notícia, já que o time está vivenciando uma temporada marcada por altos e baixos, com desempenhos que deixam a desejar e atritos fora das quatro linhas. A eliminação da equipe ocorreu nas oitavas de final da Libertadores, e a disputa pelo título do brasileiro parece uma tarefa complicada.

A insatisfação do jogador é surpreendente, uma vez que não há uma justificativa razoável para a queixa. Até o momento, trabalhamos com fatos: Gabigol não está em uma boa fase e cabe a ele reverter esse quadro. Não é correto atribuir as oscilações do time apenas ao jogador, mas, se ele é o ídolo, o mínimo é dar o seu máximo dentro de campo. Bruno Henrique consegue se destacar mesmo em uma partida abaixo da média, enquanto o camisa 10 não consegue. Por que? É algo que deve ser avaliado. 

Existem fanáticos que concordam com a renovação do contrato e, não só isso, mas com aumento solicitado pelo jogador. Sempre admirei a sagacidade do Gabriel e em vários momentos o considerei “intocável”, porém, essa percepção mudou, pois não é adequado manter um jogador em campo apenas pelas conquistas dos anos anteriores. Os jogadores precisam se reinventar, adotar uma postura mais agressiva em campo, caso contrário, será cada vez mais fácil para os adversários.

Em sua quinta temporada pelo clube, já são 11 títulos, 151 gols e 245 jogos. Além disso, é o sétimo maior artilheiro da história do Flamengo. Dessa forma, é inconcebível questionar a relevância do jogador para a equipe e não estou desmerecendo a trajetória do atacante, uma vez que teve um papel relevante na conquista dos títulos. No entanto, é inaceitável ignorar o cenário atual e viver apenas de lembranças. É justamente por conhecer o potencial do atleta que temos que exigir mais entrega e técnica do jogador. Gabriel ainda é jovem, com possibilidades de progredir. É importante ressaltar que o contrato vai até dezembro de 2024, ou seja, não há motivo para iniciar uma negociação em um contexto em que o atleta precisa ter boa atuação e, principalmente, em que a permanência do melhor jogador está ameaçada. Bruno Henrique deveria ser prioridade da diretoria, uma vez que o contrato do Camisa 27 termina em dezembro deste ano, em 2023. Além disso, não houve um acordo entre o Clube e Gabriel em relação ao valor. Se é cômico discutir a renovação com um ano de antecedência, ainda é mais absurdo discutir o aumento. Qual o progresso que ele teve do ano anterior para cá? Por que Gabriel Barbosa merece aumento?

A atuação imprudente da diretoria levou o elenco ao comodismo, o que resultou na transformação de uma equipe de prestígio em um grupo medíocre, sem ambição e sem garra. Caros torcedores, realmente vale a pena investir em atletas que banalizam a vitória?! Gabriel Barbosa é um jogador promissor e com uma história notável dentro do Flamengo, mas, neste momento, sua renovação de contrato não deveria ser uma prioridade.