O cria do Flamengo é o melhor zagueiro da fase de grupos da Champions

Foto: Francesco Pecoraro/Getty Images
Foto: Francesco Pecoraro/Getty Images

O Flamengo está fazendo grandes revelações no futebol europeu. No meio do ano, o zagueiro Natan foi vendido ao Napoli. O menino do ninho já encanta os italianos e coleciona grandes números na Liga dos Campeões.

Natan recebeu a nota mais alta no SofaScore entre os defensores na fase de grupos da Liga Europa. O Sofascore é uma plataforma que acompanha estatísticas de jogadores ao redor do mundo e avalia os atletas de 3 a 10. A criação do Flamengo recebeu nota 7,44, bem acima da média.

O Napoli disputou seis partidas na primeira fase da Liga dos Campeões. Natan tem 87% de precisão de passe, 68% de duelos vencidos, 44 ações defensivas, 10 interceptações e apenas duas faltas cometidas.

Além disso, na última jornada, o jogador de 22 anos deu uma grande assistência a Osimhen. Natan carregou a bola como atacante e serviu os nigerianos para fazer 2 a 0 contra o Braza. Com este resultado, o Nápoles confirmou a classificação para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

O adversário da seleção italiana na fase eliminatória ainda não foi definido. Porém, Natan já sabe qual será seu próximo compromisso pelo Napoli. O zagueiro estreante volta à ação neste sábado (16) contra o Cagliari, pelo campeonato italiano.

Quem preparou a joia profissional do Flamengo foi o técnico Rogério Ceni. O treinador chegou à Gávea em novembro de 2020 para substituir Domènce Torrent. Antes disso, Natan já havia feito sua estreia pela seleção principal contra o Palmeiras, no jogo emblemático do Brasileirão daquele ano. O zagueiro foi um dos meninos que precisou intensificar sua atuação profissional no jogo após o surto de Covid no elenco.

Nas mãos de Ceni, Natan ganhou espaço na defesa rubro-negra e foi peça importante para o título brasileiro. Nathan tinha apenas 19 anos naquela temporada. Apesar da evolução do jogador, o Flamengo decidiu emprestá-lo ao Red Bull Bragantino em março de 2021. O jovem se firmou no time titular do time paulista, graças ao qual o Bragantino adquiriu o zagueiro em definitivo. A diretoria vendeu Natan por R$ 22 milhões.

Em agosto daquele ano, Garoto do Ninho concordou com a proposta do Napoli. O Bragantino acertou a venda do zagueiro por 10 milhões de euros. E o Flamengo, dono de 12% dos direitos de Natan, também foi beneficiado pela transferência. Cerca de 1 milhão de euros (cerca de R$ 5,3 milhões) foram para os cofres do clube.