Luzes do Cristo Redentor são apagadas em solidariedade a Vinícius Jr, vítima de racismo na Espanha

Na tarde deste domingo (21), mais um episódio lamentável de racismo ocorreu com o craque Vinicius Junior. Durante a partida entre Real Madrid e Valencia, craque brasileiro foi alvo de insultos e gritos racistas por parte da arquibancada adversária por mais uma ocasião. Durante o confronto, a torcida do Valencia passou a insultar o atacante brasileiro com gritos de “mono” (termo que designa a palavra ‘macaco’ em espanhol). A partida até chegou a ser paralisada pela equipe de arbitragem, porém o clima dentro de campo ainda era tenso e bastante desconfortável ao ponta-esquerda do Real que, mesmo sendo vítima constante de agressões e ataques, também estava sendo “perseguido” pelos marcadores do Valencia.

Com o clima ‘quente’ e bastante hostil dentro de campo, Vini Jr. acabou sendo expulso da partida pela arbitragem, que decidiu por prosseguir com o andamento do jogo, mesmo após os insultos da arquibancada. Após o confronto, que terminou em 1 a 0 a favor do time da casa, os episódios da expulsão e dos ataques criminosos desferidos contra o jogador reverberaram na internet.

De acordo com a ESPN, o staff de Vinícius Jr avalia a possibilidade de deixar o Real Madrid e o futebol espanhol. A partir daí, muitos torcedores de diversos clubes do mundo demonstraram o desejo de contar com o jogador. Vini é revelado pelo Flamengo e tem uma grande identificação com o clube. Em suas redes sociais, o Flamengo se pronunciou repudiando os ataques contra o brasileiro e ex-jogador da equipe.

O futebol fica em segundo plano quando a violência toma conta. Violência por ser quem é. Violência repetida, recorrente. Violência quando a vítima é alvo, violência quando a vítima reage e denuncia a injustiça. As cenas chocam e entristecem. Choca mais ainda saber que não é a primeira vez e que tão pouco tem sido feito para combater e impedir que isso se repita. Dizer que racismo é crime é o óbvio. É preciso denunciar a violência que se repete e se intensifica. É preciso tomar atitudes concretas para combatê-lo no dia a dia. @vinijr, estamos sempre com você. Milhões de rubro-negros, milhões de brasileiros, milhões de pessoas que se indignam quando alguém é vítima de violência.

Flamengo, em suas redes sociais