O radialista, jornalista, repórter esportivo e comentarista Washington Rodrigues morreu nesta quarta-feira (15) aos 87 anos, no Rio de Janeiro. Também conhecido como Apolinho ou Velho Apolo, ele lutava contra um grave caso de câncer.
Um dos principais jornalistas da história da radiodifusão, Washington dirigiu o programa “Show do Apolino” na Rádio Tupi. No ar desde fevereiro de 1999, o programa é líder de audiência em sua categoria há mais de 20 anos.
Esta emissora também é a principal comentarista da equipe esportiva da emissora e possui a coluna “Geraldinos e Arquibaldos” no Jornal Meia Hora, com conteúdo leve e bem-humorado.
Carismático, criou diversas expressões populares como “Geraldinos e Arquibaldos”, “Pau com formiga”, “Dick no lixo”, “A briga de cachorro grande”, entre muitas outras.
Torcedor do Flamengo, já teve duas passagens pelo clube:
- em 1995, como treinador, onde conquistou o vice-campeonato da Supercopa Libertadores;
- em 1998, como diretor de futebol.
Carioca é natural do Engenho Novo, Washington Rodrigues nasceu em 1º de setembro de 1936 e é um dos jornalistas esportivos mais famosos do Brasil.
Iniciou sua carreira em 1962 na Rádio Guanabara, hoje Rádio Bandeirantes, no programa “Beque Parado”, especializado em futsal. Trabalhou em todas as principais emissoras de rádio e televisão da cidade, incluindo Globo e Nacional.
Famoso por ser justo, é um dos poucos comentaristas com grande aceitação da torcida carioca. Ele também foi homenageado por seu trabalho, já que recebeu todos os prêmios já concedidos em homenagem a um jornalista esportivo.
O apelido Apolinho surgiu porque ele utilizou, enquanto repórter da Rádio Globo, um microfone sem fio utilizado pelos astronautas da missão Apollo 11 em 1969.
Ele deixa três filhos.
Veja mais notícias do Flamengo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas do Flamengo.