O Flamengo começou 2022 no comando do técnico português, Paulo Sousa. Na ocasião, o treinador saiu de seu trabalho junto à seleção polonesa para vir treinar a equipe rubro-negra. Em seu período, o Flamengo não conseguiu desenvolver um grande futebol. Nas partidas, oscilava bastante em atuações, algumas vezes jogando bem e outras muito mal.
A pressão sobre o técnico foi subindo com as derrotas na Supercopa do Brasil para o Atlético-MG e também no Campeonato Carioca contra o Fluminense. Na fase de grupos da Libertadores, a equipe obteve 100% de aproveitamento, mas o time não convencia dentro de campo. A situação do técnico piorou no momento em que começou o Campeonato Brasileiro.
O Flamengo enfrentou uma sequência ruim de resultados. Além disso, a relação do treinador com alguns jogadores líderes da equipe acabou piorando. Com isso, não houve outra alternativa a não ser demitir o treinador português do clube.
Em entrevista ao programa do Sportv: Bem, Amigos!, o técnico argentino, Jorge Sampaoli, que treinou Santos e Atlético-MG fez duras críticas ao trabalho do antigo comandante do Flamengo. Segundo ele, era algo ilógico ver o time do Flamengo em uma posição tão baixa no Campeonato Brasileiro. Além disso, falou de que o treinador é quem deve se adaptar ao estilo do jogador e não ao contrário.
“O Flamengo, no atual estado de ânimos dos jogadores, com a qualidade e a sequência natural de ataque, parece ilógico que esteve em 14º (no Brasileiro). Quando treinador pensa que o jogador tem que se adaptar ao seu estilo e não ao contrário, o fracasso está assegurado. Sigo pensado que futebol não é do treinador, mas dos jogadores”
Jorge Sampaoli
O rubro-negro joga nesta quarta-feira (23) contra o São Paulo pelas semifinais da Copa do Brasil. A bola rola às 21h30 (horário de Brasília), as duas equipes irão com força máxima para a partida.
Veja mais notícias do Flamengo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas do Flamengo.