“Jogadores ressabiados”: Jornalista revela bastidores e risco de Sampaoli ser demitido do Flamengo

Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira (1), Flamengo e Fluminense se enfrentam por uma vaga nas quartas-de-final da Copa do Brasil. Existe o questionamento com relação a possibilidade de Sampaoli ser demitido pela diretoria do Flamengo. Em 12 jogos pelo Rubro-Negro, o aproveitamento da equipe não melhorou muito com apenas cinco vitórias, quatro empates e três derrotas. Além do desempenho ruim em resultados, a equipe não apresenta o mesmo futebol do ano passado, por exemplo, e vem fazendo muitas mudanças no elenco.

Em sua coluna no “O Globo”, o jornalista Diogo Dantas explicou que o treinador ainda tem respaldo da diretoria para fazer as suas mudanças. Diogo listou os argumentos a favor e contra o treinador, indicando que o fato dele ter rejuvenescido o elenco agradou quem está acima na hierarquia do clube. Nomes como Wesley, Matheus Cunha e Matheus França vêm ganhando mais espaço no time titular. Já o que pesa contra o trabalho do argentino é a mudança de escalação em todas as partidas, sem contar algumas medidas diferentes como exigir a presença de todo o elenco nos jogos em casa, mesmo fora da lista de relacionados.

Até aqui, o técnico argentino promoveu uma reformulação gradual, mas constante, sobretudo na busca por uma maior intensidade, o que resultou em uma série de atletas lesionados. Por outro lado, rejuvenesceu o time titular, tirou o espaço de diversos jogadores mais experientes, e tem encontrado um ponto de equilíbrio entre a parte física e o talento dos principais nomes. Essa meritocracia tem sido vista com bons olhos na Gávea e no Ninho do Urubu. Sampaoli também ocupou uma lacuna de comando que a própria diretoria do Flamengo deixou junto ao elenco.

Diogo Dantas

Por outro lado, há algumas medidas que o treinador tem implementado em seus 40 dias de Flamengo que geram questionamentos. Entre elas, a escalação diferente a cada partida. Os jogadores ficam um pouco ressabiados sem saber quem vai jogar. O time só é dado momentos antes da partida. Depois do treinamento no dia do jogo. Um outro detalhe é que em jogos no Maracanã se tornou praticamente obrigatória a presença de todo o elenco, mesmo que fora da relação. A exceção é quando estão em tratamento de lesões graves.

Diogo Dantas

O Flamengo ainda está vivo em três competições. Além da Copa do Brasil, com o confronto diante do Fluminense. Já na Libertadores, o Rubro-Negro é o segundo colocado com cinco pontos e tem mais dois jogos em casa, contra Racing e Aucas. No Brasileirão, o Mengão é o sétimo colocado e encara outro rival na próxima rodada, o Vasco da Gama, na próxima segunda-feira (5).