Ifab quer incluir cartão azul no futebol

Foto: Divulgação/Ifab
Foto: Divulgação/Ifab

O International Football Association Board (Ifab), órgão responsável pela regulação do futebol internacional, quer introduzir o “cartão azul” nas regras do esporte. No entanto, a ideia causou reação entre os treinadores da Premier League.

Em novembro de 2023, os legisladores do futebol anunciaram um plano para melhorar o comportamento dos atletas em campo, estabelecer o respeito aos árbitros e reduzir as chamadas “faltas táticas”. Cartões azuis seriam utilizados para este fim, uma medida de precaução ao lado dos tradicionais cartões amarelos e vermelhos.

A penalidade para um jogador que recebesse cartão azul seria uma ausência de 10 minutos da partida. Reivindicar dois cartões azuis resultaria em desqualificação, um processo semelhante aos cartões amarelos.

De acordo com reportagens publicadas pelo jornal inglês The Telegraph, a Ifab pretendia começar a testar os novos cartões durante a FA Cup e a Women’s FA Cup do próximo ano.

Além da aplicação do cartão azul, o jornal noticiou que o Ifab também estuda uma medida que permitiria que apenas capitães de equipe discutissem com os árbitros. A regra é praticada em esportes como o rugby.