Foto: Gilvan de Souza/CRF

“Fundamental para ter paz”: jornalista lista desafios do Flamengo para evitar vexame

Nesta terça-feira (21), o Flamengo enfrenta o Independiente del Valle, no Equador, pela partida de ida pela Recopa Sul-Americana. Após perder os títulos da Supercopa do Brasil e cair na semifinal do Mundial de Clubes, o Rubro-Negro tenta evitar a mesma campanha do Palmeiras em 2021, quando perdeu os três primeiros torneios da temporada. Perdendo a Supercopa para o Flamengo, o Mundial de Clubes para o Tigres e a Recopa Sul-Americana para o modesto Defensa y Justicia. Em sua coluna no UOL Esporte, o jornalista André Rocha listou os desafios do Mengão na partida contra os equatorianos.

A Recopa Sul-Americana é uma competição de início de temporada que não deveria servir de parâmetro relevante para avaliar um treinador em início de trabalho. Mas considerando o populismo e a falta de convicção, na hora de contratar e de demitir, da direção do Flamengo, Vitor Pereira sabe que, depois dos reveses contra Palmeiras e Al Hilal, vencer o Independiente del Valle comemorando um título no Maracanã é fundamental para ter paz e sequência.

André Rocha

O português já conhece a altitude e não soube lidar muito bem com ela. Ainda que os 3.600 metros de La Paz estejam acima dos 2.800 de Quito, cidade do Estádio Banco Guayaquil onde será disputada a partida de ida, o Corinthians de VP sofreu com os efeitos na derrota por 2 a 0 para o Always Ready na fase de grupos da Libertadores no ano passado. Portanto, já deve ter consciência de que não pode cobrar uma marcação agressiva, no campo de ataque e com os volantes saindo para pressionar os adversários. Justamente o erro fatal de Domènec Torrent na derrota por placar mais elástico dos rubro-negros no torneio continental: 5 a 0 em 2020, contra o mesmo Del Valle.

Jornalista do UOL Esporte

O cuidado deve ser maior pela provável formação, com Thiago Maia, Vidal e Everton Ribeiro no meio-campo. Possivelmente tendo o chileno mais recuado para qualificar a saída de bola. Na altitude, a tendência é a transição defensiva ficar ainda mais prejudicada. Cabe ao Flamengo ter inteligência e maturidade. Saída sustentada, com jogadores próximos e prontos para correr para trás agrupados. Valorizando a posse para se defender e “descansar” com bola, circulando com paciência e esperando o melhor momento para acelerar a troca de passes com Arrascaeta, Gabigol e Pedro.

André Rocha

A partida acontece nesta terça-feira (21), no Estadio Banco Guayaquil, em Quito. O duelo é considerado uma revanche para o time equatoriano, já que as equipes se enfrentaram em 2021, pela mesma competição e o Flamengo venceu pelo placar agregado em 5 a 2, após empate no Equador e goleada no Brasil por 3 a 0. As equipes também se enfrentaram na Libertadores de 2020, com uma goleada para cada lado. O Del Valle superou o Flamengo por 5 a 0, enquanto o Flamengo enfiou 4 a 0 no estádio do Maracanã.