O Flamengo entrou em campo na noite deste domingo (30), contra o Cruzeiro, na partida da 13ª rodada do Brasileirão. Embora ainda nenhum jogador tenha sido convocado para a Copa América, o técnico Tite finalmente escolheu o time titular sem precisar melhorar. E foi desta forma que o Fla venceu pelo placar de 2 a 1, com gols de Pedro e Fabrício Bruno, Matheus Pereira derrotou o adversário.
Com a vitória, o Flamengo voltou a ser o único time líder, isso porque o Mengão está 27 pontos, muito à frente de Bahia e Botafogo com 24 pontos.
Agora, o time que pode ficar mais próximo do Fla é o Palmeiras, que tem 23 e enfrenta o Corinthians nesta segunda-feira (01). Porém, pode-se confirmar que a vantagem rubro-negra será maior do que no início da rodada porque a equipe líder se baseia apenas no princípio do desempate.
Como foi o jogo?
Com o apoio da torcida, o Flamengo começou a partida com as características que o técnico Tite gosta de usar: manejar a bola e construir junto. Enquanto isso, o Cruzeiro mostrou uma boa posição defensiva e deu poucas oportunidades de penetração ao Fla. Porém, as primeiras oportunidades para os Diabos Vermelhos e Negros apareceram pouco depois.
O primeiro chute perigoso do Flamengo veio aos 13 minutos. Após combinação de Lorran pela esquerda, Pedro fez grande virada para Luiz Araújo. O camisa 7 chutou pela ponta direita, próximo à entrada da área, a bola passou rente ao travessão.
Poucos minutos depois, aos 16′, o Flamengo abriu o placar. Após boa antecipação e rolagem de Fabrício Bruno, Gerson largou na intermediária e passou para Pedro. Na grande área, o meio-campista cruzou e comemorou com a torcida. Durante a comemoração, o camisa 9 chamou a atenção ao se ajoelhar para beijar o escudo do Fla.
Após o gol, o Flamengo continuou dominando a partida e aos 27 minutos surgiu uma boa oportunidade. Em briga com a defesa adversária solta, Lorran avançou pela direita e Luiz Araújo saiu livre. Porém, esse jovem demorou para se superar e acabou cometendo erros.
O primeiro chute do Cruzeiro na partida ocorreu aos 33 minutos, contra Ramiro. Nesse esforço, o time do Cruzeiro não ficou satisfeito. Porém, aos 4 minutos, o adversário fez o empate. Após a jogada de Lucas Silva pela ponta direita, a defesa do Fla não conseguiu conter o perigo. Aproveitando a oportunidade restante, Matheus Pereira chutou da entrada da área, vencendo o goleiro Rossi.
Após o empate, o time mineiro jogou de forma mais proativa e passou a oferecer mais perigo ao Flamengo. Nos acréscimos, Lucas Romero decidiu arriscar de longe e temeu o Fla, mas Rossi bloqueou e mandou para escanteio, esse foi o último lance de perigo do primeiro tempo.
No segundo tempo, Tite decidiu fazer uma substituição, Léo Ortiz substituiu Lorran. O Flamengo passou então a jogar no 4-4-2, Luiz Araújo e Pedro atacando dois, Gerson e Bruno Henrique abrindo o placar, Léo Ortiz e Allan atuando na intermediária.
Logo no primeiro minuto, o Flamengo teve a chance de se recuperar e assumir a liderança no placar. Após bloqueio ruim de Matheus Pereira, a bola sobrou para os pés de Gerson. O camisa 8 estava ocupado, mas o goleiro Anderson prontamente fez defesa.
O Cruzeiro também voltou com um ataque muito bom. Aos 10 minutos, Arthur Gomes fez um bom ano pela esquerda e jogou em posição pequena. Kaiki então passou para Matheus Pereira, que estava em boa posição, mas chutou por cima da trave.
O jogo foi equilibrado até que o Flamengo voltou a ganhar vantagem aos 19 minutos. Após a lesão de Gerson na ponta esquerda, Luiz Araújo se adiantou e Fabrício Bruno apareceu com uma cabeça digna de vestir a camisa 9 para marcar o gol que fez o gol. times Torcedores camisas vermelhas explodem no Maracanã!
Aos 26 minutos, o Flamengo quase aumentou o placar com mais um set. Após cruzamento de Luiz Araújo para o segundo lugar, Fabrício Bruno entrou na área e David Luiz cabeceou forte, mas errou o alvo.
Para dar vida ao time, Tite decidiu eliminar Bruno Henrique e acionar Werton aos 32 minutos. Controlando o jogo com habilidade na posse de bola, o Flamengo fez jogada suave pela direita e Wesley cruzou para a área. Durante uma batalha aérea, Robert deu uma cotovelada em Ayrton Lucas e o árbitro marcou pênalti. Porém, o VAR comandado por Daiane Muniz pediu revisão e o pênalti foi anulado.
No último tempo, o Flamengo controlou a partida e deu poucas chances ao Cruzeiro, terminando com vitória por 2 a 1 e 3 pontos, dando a liderança sozinho ao Rubro-Negro.
Veja mais notícias do Flamengo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas do Flamengo.