A torcida do Flamengo proporcionou uma bela festa antes do jogo, mas a equipe mais uma vez decepcionou em campo. O Rubro-Negro perdeu o primeiro jogo da final da Copa do Brasil para o São Paulo, com um gol de Calleri aos 45 minutos do primeiro tempo. A partida aconteceu no Maracanã neste domingo (17), e o resultado obriga o Flamengo a vencer no Morumbi, por pelo menos dois gols de diferença, para conquistar o pentacampeonato. O jogo de volta ocorrerá no dia 24 de setembro.
Apesar do estádio lotado, com uma renda de R$ 26 milhões, a maior da história do futebol brasileiro, as críticas não faltaram para o time, o presidente Rodolfo Landim e o vice-presidente de futebol Marcos Braz. Gabigol, que pediu para ser substituído devido a dores na coxa, também foi alvo de vaias. O clima já estava tenso no Ninho do Urubu, e agora promete esquentar ainda mais nos próximos dias.
Para a partida, Jorge Sampaoli inovou na escalação, colocando pela primeira vez em campo o trio ofensivo composto por Bruno Henrique, Gabigol e Pedro. O treinador não pôde contar com Arrascaeta, que se recupera de dores musculares e está sendo preparado para o segundo jogo da final, no Morumbi.
A partida começou com muito estudo por parte das equipes, com os times se analisando mutuamente. Nos primeiros 15 minutos, não houve finalizações. O primeiro lance de destaque foi o cartão amarelo para Léo Pereira aos 13 minutos.
O São Paulo abriu o placar nos últimos minutos do primeiro tempo. Mais uma vez, Rodrigo Nestor iniciou uma jogada pela esquerda e cruzou para Calleri, que estava completamente livre e cabeceou para o gol aos 45 minutos.
No segundo tempo, o Flamengo buscou uma reação. Jorge Sampaoli substituiu Victor Hugo por Everton Ribeiro no intervalo. Everton Ribeiro criou a melhor chance até então, com um cruzamento para Pedro, que cabeceou na área, mas a zaga do São Paulo tirou a bola em cima da linha.
O São Paulo respondeu com perigo aos 11 minutos, quando Lucas Moura fez uma boa jogada pela direita, tocou para Alisson, que finalizou rente à trave de Matheus Cunha. No entanto, Alisson acabou se lesionando e precisou ser substituído.
O Flamengo teve algumas tentativas de longa distância, mas não conseguiu furar a forte marcação do São Paulo. A torcida, que inicialmente apoiava, começou a protestar aos 23 minutos, entoando gritos de “nós queremos respeito e comprometimento”.
No entanto, o Flamengo não conseguiu criar oportunidades claras de gol, e a partida terminou com a vitória do São Paulo por 1 a 0. O resultado deixa o Flamengo em desvantagem para o jogo de volta no Morumbi.
Veja mais notícias do Flamengo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas do Flamengo.