Flamengo envia defesa de Gabigol contra acusação de tentativa de fraude antidoping

Foto: Heuler Andrey/Getty Images
Foto: Heuler Andrey/Getty Images

Na última sexta-feira (26), o Flamengo enviou a defesa de Gabigol em um caso em que o atacante é acusado de tentativa de burlar um exame antidoping. Camisa 10 foi condenado pela Promotoria Antidoping Desportiva no final de dezembro por situação ocorrida em 2022 e está ameaçado e suspenso.

Porém, Flamengo e Gabigol estão otimistas com um desfecho positivo no processo, que ainda não tem data. Segundo informações do portal “ge”, na época do caso, o clube anexou imagens das câmeras de segurança de Ninho ao Urubu para confirmar a versão do agressor. A Camisa 10 pode operar normalmente até que o processo seja analisado.

Gabi será responsável pela violação do artigo 122 do Código Antidoping Brasileiro, que se refere a “fraude ou tentativa de fraude em qualquer parte do processo de controle”. A pena máxima após a condenação é uma pena suspensa de quatro anos. Os advogados do Flamengo trabalham, portanto, em estreita colaboração com Bichara Neta, que em 2017 defendeu Paolo Guerrero num caso de doping perante os tribunais da FIFA.

O Camisa 10 Rubro-Preto é acusado de dificultar a realização de exame antidoping ao demorar para atender os funcionários da coleta que teriam chegado ao Ninho do Urubu às 8h40 do dia 8 de abril. Com exceção de Gabigol, todos os atletas do Flamengo seguiram as recomendações e passaram no teste antes do treino, que começou às 10h.

Eles também acusam o atleta de ir ao banheiro durante a prova e entregar um copo com a tampa aberta. Gabigol recebeu a denúncia apesar do resultado negativo do controle antidoping, pois os dirigentes entenderam a conduta como uma “tentativa de trapaça”.

Se Gabriel for considerado culpado, ele enfrentará uma suspensão de quatro anos. O agressor já se pronunciou e contestou as acusações, mas terá que depor. Além do atleta, também deverão prestar depoimento o enfermeiro Leandro Martins, o médico Márcio Tannure e o ex-capitão Everton Ribeiro.