Fifa já tem local preferido para levar o Mundial de Clubes

Foto destaque: Imagem: Alexander Hassenstein - FIFA/FIFA via Getty Images
Foto destaque: Imagem: Alexander Hassenstein - FIFA/FIFA via Getty Images

A Fifa está trabalhando na melhor opção para sediar o Mundial de Clubes de 2023 no Catar. A competição conta com Flamengo (campeão da Libertadores) , Real Madrid (campeão da UEFA), Wydad Casablanca, do Marrocos, (campeão da Champions da África), Seattle Sounders , dos EUA,( campeão da Concachampions) e Auckland City, ( campeão da Oceania ) , a competição   está prevista para fevereiro.

A ideia da federação internacional seria, assim, utilizar a estrutura já utilizada na copa de 2022. Seria a volta da competição ao país árabe que sediou o Mundial de Clubes em 2019, justamente quando o Flamengo enfrentou o Liverpool na final  , e acabou perdendo de 1×0.

Outras alternativas seriam a manutenção da competição em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, onde as duas últimas edições foram disputadas com a participação do Palmeiras , além de Abu Dhabi foi pensando em também realizar o a competição nos EUA ( Flórida ) ou até mesmo no Brasil , mas foram completamente descartada esses locais.

A Fifa ainda enfrenta problemas com o patrocínio da competição. Portanto, a sede ainda está sendo discutida. O modelo atual da Copa do Mundo não é lucrativo para a entidade e, portanto, há promessa de criar um novo formato para o futuro.

O período mais provável para a realização do Mundial de Clubes é de 1º a 11 de fevereiro de 2023. Esse seria o período menos prejudicial para o calendário sul-americano.

É apenas a segunda vez que a Mundial de Clubes da FIFA é disputada no  ano seguinte . O Palmeiras foi o representante da América do Sul em ambos os casos, mas não teve sucesso. O formato da competição também deve mudar, a mais alta autoridade do futebol considera um fracasso.

O Mundial de Clubes tem um formato de eliminação simples, onde sete times competem em um play-off, quartas de final, semifinal e decisão do título. Ao final da competição, há também a disputa pelo terceiro lugar, mas sem premiação.