FERJ muda regulamento e aumenta limite de estrangeiros no Campeonato Carioca

Foto: Marcelo Cortes/Flamengo
Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

O Campeonato Carioca 2024 estreia esta semana e contará com novidades. A FERJ alterou as regras do torneio estadual e o limite de jogadores estrangeiros por equipe passou para sete. Pela regra anterior, cada equipe poderia ter até cinco atletas não brasileiros em seu elenco para os Jogos.

O novo limite definido pela FERJ foi publicado na manhã desta segunda-feira (15). A federação explicou em comunicado que consultou os representantes dos clubes envolvidos no Campeonato Carioca 2024. Assim, as equipes participantes da atual edição do torneio estadual concordaram com a nova regra, que entrará em vigor já em essa semana. confrontos.

CONFIRA NA ÍNTEGRA A NOTA DA FERJ

“Marcelo Carlos Nascimento Vianna, Vice-Presidente de Competições da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, no uso das atribuições que lhe são conferidas no Estatuto e no Regulamento Geral de Competições, Considerando que o artigo 47 do Estatuto da FERJ é claro ao indicar a competência exclusiva da Presidência da FERJ para aprovar o Regulamento Geral das Competições;

Considerando que o artigo 18, II do RGC é claro ao descrever a competência do DCO da FERJ para promover adaptações ao regulamento, sempre que necessário;

Considerando que os artigos 123 e 148 do RGC autorizam a expedição de instruções complementares que se fizerem necessárias à boa e fiel execução do próprio RGC, com vistas ao desenvolvimento das competições;

Considerando que após consulta aos representantes dos clubes envolvidos na disputa do Campeonato Carioca de 2024 estes concordaram com a possibilidade de elevar de 5 (cinco) para 7(sete) o número de atletas estrangeiros que poderão integrar a relação de jogo de cada partida da competição.

ADAPTAR as disposições do artigo 53 do RGC para indicar que, especificamente em relação ao Campeonato Estadual da Série A de Profissionais de 2024 (Campeonato Carioca), não haverá limite para a inscrição e o registro de as estrangeiros pelos clubes nas competições, mas em cada partida somente 7 (sete) atletas poderão ser incluídos na relação de jogo, excepcionados os registrados como refugiados que se equiparam aos atletas nacionais. Ficam mantidas as demais disposições do RGC para o caso de descumprimento da diretriz introduzida.

Esta resolução entra em vigor nesta data, revogadas as disposições em contrário.
Rio de Janeiro, 15 de janeiro de 2024.” 

O Flamengo estreia na temporada 2024 justamente no compromisso válido pelo Campeonato Carioca. O Rubro-Negro, portanto, entrará em campo na próxima quarta-feira (17), a partir das 21h30 (horário de Brasília), pela primeira rodada do torneio estadual. Além disso, é importante destacar que a partida acontece na Arena da Amazônia, já que o Maracanã está fechado para reparos no campo.