A Diretoria do Atlético-MG confirma que os paulistas prometeram votar sim , mas mudaram em cima da hora a decisão.
A votação ocorrida nesta segunda-feira (12), durante reunião do Comitê da CONMEBOL, para decidir se a Copa Conmebol será reconhecida como Copa Sul-Americana, teve resultados. A associação, comandada pelo Atlético-MG, recebeu a maioria dos votos a favor, mas Corinthians, Palmeiras e Flamengo foram contra, irritando os dirigentes do Galo.
A comissão do clube era composta pelas 16 equipes que disputavam as oitavas de final da Copa Libertadores, além das federações sul-americanas. Assim, Atlético-MG, Palmeiras, Corinthians, Flamengo, Fortaleza e Athletico tiveram direito a voto.
O Galo, na Liga Forte Futebol, que busca evoluir no futebol brasileiro e criar uma liga, Fortaleza e Athletico, votaram a favor, enquanto três Palmeiras, Corinthians e Flamengo, que fazem parte da LIBRA, associação rival, votaram contra.
Dirigentes do Atlético-MG confirmam que Palmeiras e Corinthians prometeram votar pelo reconhecimento do título. Já o Flamengo deixou clara a posição oposta. Esta situação deixou uma situação difícil entre os clubes. A relação entre os dirigentes e o rubro-negro não foi boa, e o casal paulista, no entanto, é considerado “razoável”, mas o que aconteceu prejudicou o diálogo entre as equipes.
Três outros clubes recusaram, como Emelec (EQU), Cerro Porteño (PAR) e Tolima (COL). Votaram na opinião do Atlético-MG: Vélez Sarsfield (ARG), River Plate (ARG), Talleres (ARG), Colón (ARG), Boca Juniors (ARG), Athletico-PR, Libertad (PAR), Fortaleza e Estudiantes ( I-ARG). Apesar da maioria, a decisão não foi tomada, pois as confederações nacionais que compõem a Conmebol pediram mais tempo para avaliar o pedido, com o grupo mineiro na liderança.
Antes do evento, a diretoria do Atlético-MG queria que Palmeiras e Corinthians obtivessem a intenção dos votos. No entanto, o voto do Flamengo não foi contatada pelo clube mineiro, que já sabia do voto contra do clube. O que interessa muito aos dirigentes, que ergueram a taça em 1992 e 1997, é que a Copa Conmebol seja conhecida como Copa Sul-Americana para somar mais pontos no ranking da confederação.
Enquanto o Atlético-MG luta pelos títulos extintos, o Flamengo segue focado nos campeonatos de 2022. O Mais Querido entra em campo nesta quarta-feira (14), na partida da semifinal da Copa do Brasil, contra o São Paulo. Em outubro, o Mengão enfrenta o Athletico-PR, na decisão da Copa Libertadores da América.
Veja mais notícias do Flamengo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas do Flamengo.