Depois de um acordo verbal, o Galo segura negociações com o Flamengo com o objetivo de não aumentar a crise nos bastidores. O acordo para a transferência do volante era cerca de 9 milhões de euros (R$ 46,8 milhões), entre valores fixos e variáveis. A expectativa era um desfecho positivo, entretanto, o pedido de demissão de Eduardo Coudet fez o clube mineiro congelar as tratativas. Com a necessidade de achar um novo técnico, o objetivo do clube passou a ser o comando, sem muito tempo para focar na situação do volante.
Para ter Allan, o Mengo passou a usar como trunfo as dívidas do Atlético-MG com o jogador e seu estafe. O clube mineiro tem pendências financeiras com o volante em relação às premiações de Libertadores e Copa do Brasil, além de luvas. Há também dívidas com Giuliano Bertolucci, empresário que cuida da carreira de Allan e tem boa relação com a diretoria do Flamengo. Como o Atlético-MG não efetua pagamentos regulares a agentes há pelo menos 9 meses, os empresários enxergam os atrasos como forma de acelerar as negociações do volante rumo ao Mais Querido.
Além do Flamengo, o Palmeiras também acompanha a negociação para ter o volante. Em situação financeira complicada, o time mineiro pretende fazer algumas vendas para pagamento de dívidas. Neste ano de 2023, os mineiros devem inaugurar a Arena MRV. Atletas como Keno, Calebe, Guga e Jair deixaram o clube gerando cerca de R$ 60 milhões aos cofres do clube.
Veja mais notícias do Flamengo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas do Flamengo.