O jogo homenageou Filipe Luís e Rodrigo Caio, que disputaram sua última partida pelo Flamengo no Maracanã. Porém, o duelo valeu três pontos, na 37ª rodada do Brasileirão. Para não estragar a festa, o Rubro-Negro fez a sua parte e derrotou o Cuiabá por 2 a 1. Os gols foram marcados por Luiz Araújo e Pedro, Clayson marcou no segundo tempo.
O resultado deixou o Flamengo com 66 pontos, três atrás do Palmeiras, faltando uma rodada para o fim. Porém, pela diferença de gols, o Mais Querido praticamente não tem chances de levantar a taça na última rodada. Por outro lado, o objetivo de terminar no G-4 está próximo: o Grêmio só não vencerá o Vasco mais cedo, às 18h30 (horário de Brasília).
Para o jogo, Tite bloqueou Bruno Henrique e voltou para o lado direito do ataque com Luiz Araújo. Erick Pulgar também voltou ao time após cumprir suspensão contra o Atlético-MG. Além disso, o treinador não pôde contar com Thiago Maia, lesionado no treino deste sábado (02).
O Flamengo foi com tudo para cima nos primeiros minutos e o gol não demorou muito. Gerson criou bela combinação com Pedro na área de ataque, mas a bola ficou com Luiz Araújo. O lateral caiu alto, sem chances para o goleiro João Carlos, logo aos cinco minutos. Mengão lidera por 1 a 0.
O clima do Flamengo em clima de despedida de Filipe Luís e Rodrigo Caio contaminou positivamente o time. Aos oito minutos, na mesa ao lado, Pedro, que chutou de dentro, saiu no escanteio próximo à trave de João Carlos. Aos 11′, Everton Cebolinha cruzou para a área e o camisa 9 errou de cabeça por pouco.
Aos 14 minutos, o Flamengo desperdiçou a chance do segundo gol. Afinal, João Carlos defendeu chutes de Arrascaeta e Luiz Araújo de dentro da área em briga dentro da área. Porém, após um início intenso, o Rubro-Negro desacelerou, muito por conta do calor intenso no Rio de Janeiro. O árbitro Rodrigo Lima interrompeu assim o jogo aos 30′ para uma pausa de hidratação.
Assim que a bola voltou a rolar, Luiz Araújo assustou a torcida. Durante a colisão frontal, o agressor caiu no gramado e sangrou até morrer. Porém, o camisa 31 colocou a touca e continuou em campo. O Flamengo finalmente voltou a atacar aos 37 minutos. Arrascaeta recebeu Cebolinho, do Everton, na área e tentou passar para Pedro, mas a defesa cuiabana conseguiu defender e atrapalhar o passe.
Mesmo com o ritmo mais lento, o Flamengo continuou com o controle do jogo. Aos 44 minutos, Everton Cebolinha arriscou de trás da área, mas João Carlos cabeceou para escanteio. Fabrício Bruno cabeceou para o ataque, mas o goleiro pegou novamente. A jogada do zagueiro foi o 12º chute do Rubro-Negro no primeiro tempo, contra nenhum do Cuiabá.
O domínio do Flamengo merecia uma vantagem maior no intervalo e veio no intervalo. Luiz Araújo recebeu pela direita e passou para Arrascaet. O uruguaio dominou, viu Pedro na área e cruzou. O camisa 9, apesar de muito bem marcado, conseguiu finalizar de cabeça e fazer 2 a 0 para o Mengão ainda na etapa inicial.
O Flamengo começou o segundo tempo como o primeiro, vencendo o Cuiabá. Erick Pulgar jogou com Arrascaeta na ponta direita. O uruguaio chutou para o meio da área, a defesa adversária mal desviou e Luiz Araújo interceptou rapidamente para assustar o goleiro cuiabano. Em cinco, Everton Cebolinha criou bela tabela com Gerson, mas o atacante parou nas mãos de João Carlos.
Depois, em rápido contra-ataque, Raniele caiu na área e o árbitro marcou pênalti, assustando a torcida. Porém, após revisão com o vídeoárbitro, a decisão foi anulada. Com dez, o Flamengo chegou novamente, Arrascaeta finalizou dentro da área, mas a bola saiu por cima.
O VAR voltou a entrar em jogo aos 30 minutos do segundo tempo. Desta vez, Clayson caiu na área após jogada com Varela. O árbitro inicialmente não marcou nada, mas após revisão o pênalti foi marcado. Durante o chute, o próprio atacante acertou o fundo da rede e marcou aos 33′. Após o gol, Tite tirou Everton Cebolinha e Filipe Luís e mandou Bruno Henrique e Ayrton Lucas. Todos os atletas das duas equipes abraçaram o homenageado da tarde.
No intervalo, Tite ainda teve tempo de homenagear Rodrigo Caio, outro que se despediu do Flamengo no Maracanã. O camisa 3 foi substituído por Léo Pereira. Além disso, Victor Hugo e Wesley ocuparam as vagas de Pedro e Varel, respectivamente. O ídolo do Mengão ainda teve tempo para um corte providencial aos 48’ no contra-ataque do Cuiabá.
Veja mais notícias do Flamengo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas do Flamengo.