Com golaço de Gerson, Flamengo vence o Vasco e afunda rival no Z-4

Foto: Divulgação/ Flamengo
Foto: Divulgação/ Flamengo

O poeta Bruno Henrique disse: “O Flamengo está em outro patamar”! A frase do camisa 27 proferida após o clássico de 2019 pode se repetir neste domingo (22). O Rubro-Negro venceu o Vasco por 1 a 0 na 28ª edição do Campeonato Brasileiro com gol de Gerson. O resultado no Maracanã coloca o Mengão na segunda colocação por um tempo. Como de costume, o time de São Januário segue na zona de rebaixamento.

O Flamengo chegou aos 50 pontos, nove atrás do líder Botafogo, que empatou apenas neste domingo (22).

Para esta partida de domingo (22), o técnico Tite fez apenas duas alterações nesta quinta (19) em relação ao time que derrotou o Cruzeiro. David Luiz foi substituído por Léo Pereira, porém o camisa 23 nem foi listado devido a uma torção no tornozelo. Arrascaeta foi substituído por Everton Ribeiro no meio-campo.

À primeira vista, como todo clássico exige, a partida começou quente, mas sem lances de perigo. Muita luta e uma divisão forte no meio-campo. O chute a gol só aconteceu aos 11 minutos, mas o lateral Paulo Henrique encarou Agustín Rossi sem se preocupar com o chute. Aos 16 minutos, o Vasco chegou novamente, mas a cabeçada de Vegetti foi travada pelo goleiro do Flamengo.

O primeiro susto do Flamengo aconteceu aos 21 minutos, quando a cobrança de falta de Arrascaeta passou ao lado da trave de Léo Jardim. Aos 25′, Fabrício Bruno recebeu o cartão amarelo na quarta-feira (25), o seu terceiro, que o deixa fora da partida contra o Grêmio. Porém, o jogo continuou sem muitos lances de perigo no primeiro tempo.

Aos 35′, a chance mais clara até então. Gerson cruzou para a área e Arrascaeta soltou, mas cabeceou fraco para Léo Jardim defender. Três minutos depois, o uruguaio apareceu novamente, assustando o Vasco com um chute de fora. A partir desses momentos, o Flamengo dominou o primeiro tempo.

Com mais posse de bola e mais tempo na área de ataque, o Mengão quase marcou aos 42 minutos. Após escanteio de Arrascaeta, Fabrício Bruno subiu e cabeceou para escanteio, mas Léo Jardim desviou e a bola bateu na trave. No rebote, o próprio zagueiro chegou ao chute, mas não acertou o gol. O Vasco até tentou responder no último minuto, mas a defesa do Fla recebeu finalização potencialmente perigosa de Gabriel Peca.

Assim como na etapa inicial, o Vasco marcou pela primeira vez no segundo tempo. Praxedes cobrou falta na área, mas a defesa do Flamengo conseguiu afastar para escanteio aos cinco minutos. Logo depois, o Rubro-Negro recuperou o controle da partida.

Ramon Díaz, técnico do Vasco, deu lugar ao time, apostando nos contra-ataques. Flamengo como sempre com mais posse de bola na área de ataque. Aos 15 minutos, Bruno Henrique recebeu pela esquerda, puxou para o centro e chutou, mas Léo Jardim fez a defesa. Logo depois, aos 18′, Tite deu o primeiro lance, retirando Pedro para o lugar de Gabigol.

Aos 22 minutos, a melhor chance do Vasco na partida. Lucas Piton cruzou da esquerda, Vegetti cabeceou e Rossi fez defesa extraordinária para salvar o Flamengo. Em seguida, o adversário quase marcou com um remate e uma rebatida na área. Após o jogo, Tite convocou Luiz Araújo para entrar na partida no lugar de Bruno Henrique.

No melhor momento do Vasco na partida, o Flamengo acabou com a alegria do rival. Aos 29 minutos, Thiago Maia passou para Gabigol na ponta esquerda. O camisa 10 tocou na área, a defesa adversária fez um corte ruim e Gerson bateu de primeira para abrir o placar. Durante a comemoração, o coringa até beijou o escudo do Mengão.

Quando o relógio marcava 34 minutos, grande susto. Jair passou por cima da defesa do Flamengo e a bola passou ao lado da trave de Rossi. Na reta final, Tite empurrou o time para trás e o Vasco abusou de bolas mandadas para a área. Porém, o Mengão manteve o resultado e somou três pontos.