Com golaço de Gerson, Flamengo sai na frente, mas toma empate do Corinthians

Gilvan de Souza / CRF
Gilvan de Souza / CRF

O Flamengo desperdiçou grande chance de terminar a rodada em segundo lugar no Campeonato Brasileiro neste sábado (07). Isso porque o Rubro-Negro dominou o Corinthians na Neo Química Arena, mas não conseguiu vencer. A partida terminou 1 a 1, com gols de Gerson e Fábio Santos de pênalti.

O empate deixa o Flamengo na quinta colocação com 44 pontos. Se subisse aos 46, o Rubro-Negro terminaria o dia na segunda colocação. O Mais Querido está agora com oito pontos de vantagem sobre o líder Botafogo.

O técnico interino Mário Jorge repetiu a escalação do duelo contra o Bahia na rodada anterior da partida. O fato chama a atenção porque seu antecessor Jorge Sampaoli mandou 39 diferentes à frente do Flamengo. Esse duelo deveria ser a despedida do técnico sub-20, já que Tite deverá ser anunciado nas próximas horas.

O Flamengo começou o jogo um tanto desequilibrado, perdendo bolas fáceis na área defensiva e cometendo faltas perto da área. Em uma delas, o Corinthians conseguiu finalizar. Matías Rojas marcou e Rossi fez a primeira defesa do jogo aos quatro minutos. O Mengão finalizou , após cruzamento de Erick Pulgar que Pedro cabeceou para o gol.

O segundo chute do Flamengo aos 20 minutos. Em boa jogada planejada na zona de ataque, a bola sobrou para Erick Pulgar, que soltou a bomba de primeira, mas Cássio defendeu. Após início incerto até os 5 minutos, o Rubro-Negro passou a ter mais posse de bola e controlar o jogo no setor de ataque. Porém, a equipe de Mário Jorge fez questão de avançar apenas pela esquerda, principalmente com Gerson e Ayrton Lucas.

A teimosia do Flamengo no setor causou problemas físicos até para o zagueiro improvisado na ponta direita, Bruno Méndez. O uruguaio, que está no radar dos rubro-negros para a próxima temporada, deu lugar a Fagner antes dos 25 minutos de jogo. A maior chance do Fla até agora veio deste lado.

Ayrton Lucas recebeu pela esquerda, deixou a marcação adversária no chão, encarou Cássio, mas o goleiro conseguiu bloquear e cobrou escanteio, aos 30 minutos. No lance seguinte, Everton Ribeiro, também pela esquerda, acertou na trave com chute de ângulo. A medida arrancou gritos de “uuuuhhh” da nação presente na arena, que esgotou os ingressos à disposição dos visitantes.

Bruno Henrique, até então desfalcado no primeiro tempo, fez o primeiro gol aos 38 minutos, em chute de fora. O camisa 27 não conseguiu sondar bem pela esquerda, já que Gerson e Ayrton Lucas ocuparam bem o espaço. O lateral ainda vacilou no campo defensivo aos 44 minutos e entregou a bola nas chuteiras de Yuri Alberto. O atacante finalizou de longe e Rossi chutou para encerrar o primeiro tempo.

A equipa de Mário Jorge começou a segunda parte como terminou a primeira. Aos dois minutos, Ayrton Lucas arriscou pela esquerda e Cássio jogou para o escanteio Depois disso, Bruno Henrique acelerou e, após passe de Gerson, ficou cara a cara com o goleiro corintiano, que conseguiu defender.

O melhor em campo o Flamengo conseguiu marcar aos nove minutos, um verdadeiro gol de Gerson. Thiago Maia roubou a bola no meio-campo, Pedro armou Everton Ribeiro que encontrou o Coringa. O aspirante carregou e lançou a bomba num ângulo indefensável para Cássio. Mengão em vantagem, 1 a 0!

Aos 16 minutos, Mário Jorge fez duas alterações. Gerson (com dores) e Pedro saem, Arrascaeta e Gabigol entram. O autor do primeiro gol saiu mancando e com a perna sangrando. O camisa 20 é uma preocupação da seleção brasileira, tendo sido convocado por Fernando Diniz para as Eliminatórias.

Após o gol, o Flamengo ‘parou’ de jogar. Precisando pontuar para se afastar da zona de rebaixamento, o Corinthians foi para o ‘abafa’. Vendo a decadência do time na partida, Mário Jorge tirou Wesley e Thiago Maia e mandou Matheuzinho e Victor Hugo aos 30′. Porém, no minuto seguinte, o árbitro Anderson Daronco marcou pênalti para o time da casa ao tocar na mão de Léo Pereira. Fábio Santos empatou na cobrança.

Após sofrer um gol, o Flamengo voltou ao jogo. Aos 36 minutos, Bruno Henrique assustou Cássio com um chute de pé esquerdo da área. Satisfeito com o empate, o Corinthians começou a reagir. Nos acréscimos, Gabigol recebeu de Arrascaeta e finalizou com perigo de fora para a rede. O time da casa respondeu, aos 48 minutos, Romero, que também balançou de fora. Porém, ninguém conseguiu fazer o gol da vitória.