Com dois de Pedro, Flamengo vence e respira na Libertadores

A segunda partida do Flamengo na Conmebol Libertadores marcou o início da era Sampaoli como comandante do Mais Querido. O adversário da noite foi o Ñublense, do Chile, que faz sua estreia na competição. Mesmo sabendo a fragilidade do oponente, o Flamengo tratou de jogar sério e garantir o resultado logo no primeiro tempo, quando Pedro marcou duas vezes para o Rubro-Negro.

Jorge Sampaoli iniciou o duelo sem um lateral direito de ofício, tendo como sua linha de três defensiva composta por Léo Pereira, David Luiz e Fabrício Bruno. No meio, Ayrton Lucas e Marinho aberto como alas, Vidal, Gerson e Thiago Maia foram centralizados como volantes. A artilharia pesada do Flamengo foi montada por Gabigol e Pedro.

Mesmo com a desconfiança em cima do esquema tático, a torcida não deixou de apoiar, fazendo uma grande festa no Maracanã. A partida começou e a postura diferente do time já contagiava as arquibancadas, e, aos 15 minutos da primeira etapa, Marinho fez belo cruzamento na área, e Pedro conferiu para o gol, abrindo o marcador e fazendo a festa da maior torcida do mundo.

Após o gol, o Flamengo demonstrou mudança dos jogos passados, já que mesmo vencendo, continuou pressionando na terceira parte do campo, não deixando o adversário criar nenhuma chance de gol. Aos 36, em jogada inicial de Marinho, Pedro recebeu na área, fez lindo drible e finalizou rasteiro, tirando o goleiro do Ñublense. Naquela altura, o Flamengo abria dois de vantagem, tendo o resto do segundo tempo para ampliar a vantagem.

No segundo tempo, a partida começou na mesma tônica: o Flamengo buscava ocupar o campo de ataque e não deixava os chilenos tentarem nenhum tipo de jogada ofensiva. O Mais Querido até conseguiu balançar a rede na segunda etapa, mas após erro do VAR, que chamou indevidamente o árbitro Wilmar Roldán, que ao chegar o lance de gol de Everton Ribeiro, notou falta do camisa 7 no início da jogada. Assim acabou o duelo, com o Mais Querido vencendo dentro de casa e somando seus três primeiros pontos na competição internacional.

Ficha técnica
COPA LIBERTADORES
2ª rodada – Grupo A

Local: Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro.
Data: 19/04/2023.
Horário: 21h30.
Árbitro: Wilmar Roldán (CO).
Assistentes: Dionisio Ruiz (CO) e Alexander Guzman (CO).
Quarto Árbitro: Andres Rojas (CO).
VAR: Leonard Mosquera e Yadir Acuña (CO).
Placar final: Flamengo 2 x 0 Ñublense