Foto: Reprodução/CBF

CBF rejeita ex-Flamengo e oficializa novo treinador da seleção para primeiro amistoso

A Confederação Brasileira de Futebol oficializou nesta quarta-feira (15) o seu primeiro amistoso e também o comandante interino para a partida que acontece em março. O adversário será a equipe de Marrocos, em Tanger, cidade onde o Flamengo disputou a semifinal e também a disputa do terceiro lugar do Mundial de Clubes. Neste confronto, Ramon Menezes, técnico da equipe sub-20, será o comandante da equipe principal até que a CBF tenha um novo treinador de fato. Recentemente, a ESPN Brasil anunciou que Carlo Ancelotti será o novo treinador, mas a informação foi negada pelo presidente da confederação e pelo próprio técnico do Real Madrid.

A Seleção Brasileira Masculina de Futebol fará o seu primeiro amistoso do ano de 2023 no dia 25 de março, no Estádio Ibn Batouta, em Tanger, cidade localizada ao norte do Marrocos, na África. Esta é a primeira vez que a Seleção joga em solo marroquino. Inaugurado oficialmente em abril de 2011, o estádio, que tem capacidade para 65 mil pessoas, ficou conhecido pelos brasileiros após ser palco para os jogos do Mundial de Clubes, encerrado no último sábado, e que contou com a participação do Flamengo.

Conferadação Brasileira de Futebol, em nota oficial

O adversário será a seleção do Marrocos, semifinalista da Copa do Mundo do Catar, em 2022. O técnico Ramon Menezes, que comandou o time que conquistou, no último domingo (12), o Sul-Americano Sub-20, estará no comando da Amarelinha, interinamente. A campanha vitoriosa do treinador, que assumiu em março, garantiu o título de forma invicta. Desde 2011 o Brasil não conquistava um título Sul-americano na Sub-20 e ficou fora dos dois últimos campeonatos mundiais.

CBF

Após 21 anos, a Seleção Brasileira volta a ser treinada por um técnico interino. Por quatro vezes, isso aconteceu, sendo a última delas em 2002, sob o comando de Zagallo, logo após o título da Copa do Mundo, quando Felipão deixou o comando e a CBF ficou sem treinador até a chegada de Carlos Alberto Parreira, campeão em 1994. Antes dele, Candinho também foi interino em 2000 e Ernesto Paulo foi o interino no ano de 1991. Nos últimos seis anos, Tite foi o treinador da Seleção Brasileira, onde dirigiu por duas Copas do Mundo, na Rússia e no Catar.

Ramon Menezes tem uma breve carreira como treinador. Seu principal trabalho foi no Vasco em 2020, quando chegou a colocar a equipe na liderança e perder fôlego até ser demitido. Ao longo da carreira, trabalhou em equipes menores como Joinville, Anápolis, Tombense e antes de trabalhar na seleção sub-20, estava na equipe do Vitória. Em 2023, venceu o Sul-Americano sub-20 de forma invicta, vencendo o Uruguai por 2 a 0 na última rodada do torneio.