João Gomes foi sem dúvida um dos principais jogadores da campanha vitoriosa do Flamengo em 2022. Para muitos, a equipe carioca não estava com cara que ia disputar por grandes títulos. Contudo, com a saída de Paulo Sousa, Dorival Júnior conseguiu colocar a equipe nos trilhos e venceu dois torneios importantes: a Copa do Brasil pela quarta vez na história e a Libertadores da América pela terceira vez.
Um dos grandes achados da equipe foi João Gomes. O jogador assumiu a função de titular e foi muito importante para o meio-campo da equipe. Ao lado de Thiago Maia, se transformaram em dois verdadeiros cães de guarda. Também no meio, estava Éverton Ribeiro que conseguia oferecer muita criatividade a esse meio.
Mesmo com a chegada de Arturo Vidal, jogador mais experiente tendo jogado muito tempo na Europa, João Gomes não saiu da equipe e continuou até o final. Só não pôde jogar o segundo jogo da final da Copa do Brasil, pois recebeu o terceiro cartão amarelo no jogo de ida e ficou de fora.
Atualmente, o Lyon da França ofereceu 19 milhões de euros pelo jogador, superando a proposta de 16 milhões do Wolverhampton. O Flamengo já deixou claro seu interesse pela proposta do clube francês. No país europeu, o volante ganhou um grande admirador, o treinador e ex-jogador campeão do mundo com a França em 1998, Laurent Blanc.
Atualmente, é o treinador do Lyon, possivelmente o futuro time de João Gomes. Em entrevista, deixou claro as qualidades do jogador e diz que o agrada bastante:
Ele tem muitas qualidades. É um meia defensivo moderno. Um jogador muito bom, que excede a sua função, não se limita ao seu papel. Eu gosto especialmente dele porque ele é muito sólido defensivamente.
Aconselho vê-lo. Defensivamente, falta-nos essa agressividade, e este jogador tem agressividade defensiva. É um jogador jovem, terá que ser lapidado se vier.
Laurent Blanc
Flamengo 5 x 0 Nova Iguaçu – Campeonato Carioca
Na primeira etapa, o Flamengo conseguiu dominar toda a partida. Além disso, manteve a posse de bola e com muita troca de passe, encontrou espaços para furar a defesa do Nova Iguaçu. Muitos desses espaços eram aproveitados pelos laterais: Filipe Luís e Matheuzinho que fizeram uma excelente partida.
O primeiro gol sai justamente depois de jogada individual do lateral-direito, que na ocasião jogou no lugar de Guillermo Varela. Após grande jogada, Matheuzinho encontrou Pedro livre na área para finalizar para o gol. Outro que estava jogando muito bem era Everton Cebolinha. Assim como Marinho, estavam criando jogadas pelo meio-campo e alternavam jogando aberto pelas pontas.
Aos 29′, o camisa 11 teve uma excelente chance, venceu a marcação pelo lado direito do Nova Iguaçu e bateu forte para boa defesa do goleiro Max. Cebolinha apareceu novamente, dessa vez cobrando falta. Na oportunidade, fez excelente cruzamento para que Fabrício Bruno finalizasse dentro da grande área e marcasse o segundo gol da partida.
Já nos 42′, o zagueiro do Nova Iguaçu, Matheus Alves, tomou segundo cartão amarelo depois de falta dura em Marinho e acabou sendo expulso da partida.
Na segunda etapa, Vítor Pereira entrou com os titulares e os gols não pararam de sair. Aos 16′, Arrascaeta fez um lindo lançamento para que Matheuzinho tocasse de primeira e Gabigol fizesse uma pintura. Em seguida, cinco minutos depois, Filipe Luís cruzou e o camisa 10 completou de cabeça para fazer 4 x 0 no marcador.
Aos 28′, Arrascaeta cobrou uma falta do lado direito do campo e Pedro completou de cabeça para fazer seu segundo gol na partida.
Veja mais notícias do Flamengo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas do Flamengo.