“40 milhões de euros”: com interesse do Grupo City e clube português, Flamengo toma decisão sobre zagueiro

Foto: Gilvan de Souza/CRF

O Flamengo tem em seu elenco jogadores estrelados como David Luiz e Rodrigo Caio para o setor defensivo da equipe, sem falar dos campeões da Libertadores como Fabrício Bruno, Pablo e Leo Pereira. Além deste quinteto que compõe o elenco profissional treinado por Vitor Pereira, a equipe ainda tem bons nomes vindo das categorias de base. Entre os Garotos do Ninho está o jovem Cleiton, de apenas 19 anos. Ele esteve apenas nas partidas onde o Rubro-Negro mandou jogadores reservas e do sub-20, mas ganhou destaque e já chama atenção de outros clubes do mercado nacional e internacional.

De acordo com o jornalista Wilson Pimentel, do Torcedores.com, o Bahia entrou em contato pela contratação do zagueiro a pedido do treinador Renato Paiva, que gostaria de contar com o defensor, porém o vice-presidente de futebol Marcos Braz definiu que o atleta só sairá em definitivo e definiu um valor mínimo de 5 milhões de euros para sua saída, algo dentro da realidade financeira do Tricolor de Aço. Ainda segundo a informação, o Braga, um dos mais tradicionais de Portugal também entrou na briga para a contratação do jogador.

Apesar disso, o preço fixado pelo clube carioca afastou os investidores do Grupo City que desejavam vê-lo com a camisa tricolor na disputa da Série A do Campeonato Brasileiro. O mesmo valor foi passado para o Sporting Braga. O clube entrou na jogada após a desistência do Bahia. Os dirigentes portugueses, entretanto, ainda não deram uma resposta sobre a proposta. Até então, o Sporting Braga observava a negociação do camisa 33 de longe e só abriu conversas quando percebeu que o Tricolor de Aço não avançaria nas tratativas com o Flamengo. Atualmente, Cleiton é a sexta opção para a zaga rubro-negra. Ele está atrás de Rodrigo Caio, David Luiz, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Pablo na ordem de preferência do técnico Vítor Pereira.

Wilson Pimentel, do portal Torcedores.com

O contrato de Cleiton com o Flamengo se estende até dezembro de 2025. A multa rescisória para tirar o jogador do clube é de 30 milhões de euros para o futebol nacional e de 40 milhões de euros para fora do Brasil, cerca de R$ 224,8 milhões. A expectativa é de que se consiga uma venda do jogador ao exterior na próxima janela de transferências. Destaque das categorias de base do clube, Cleiton tem apenas nove partidas como profissional do Flamengo, sendo três neste ano. O atleta espera ganhar mais minutagem ao longo deste ano, mas tem uma concorrência muito grande por uma vaga na zaga rubro-negra.