Campeonato Carioca: O Flamengo venceu pela ousadia?

Flamengo x Fluminense - Foto: Marcelo Goncalves/Fluminense F. C.
Flamengo x Fluminense - Foto: Marcelo Goncalves/Fluminense F. C.

O resultado favorável ao time rubro-negro conquistado no último sábado,1, não garante o título do campeonato carioca, entretanto, coloca o tricolor em uma situação delicada, já que precisará vencer por três gols de diferença para conseguir a taça. A escalação do Flamengo surpreendeu não só os adversários, como também os torcedores. Enquanto Arrascaeta está se recuperando da lesão, Gabigol e Éverton Ribeiro iniciaram a partida no banco. O técnico optou por Everton Cebolinha e Matheus França e manteve o esquema com três zagueiros.

Caros, se o resultado fosse outro, provavelmente, seria mais uma derrota na conta de Vítor Pereira, contudo, as substituições tiveram efeitos positivos e culminaram em uma bela vitória. E embora muitos torcedores critiquem a postura do time e a escolha do treinador, principalmente, no 1º tempo. É necessário admitir que o treinador rubro-negro teve personalidade ao tomar essas atitudes não só pensando no jogo físico, mas em mostrar que os jogadores não podem ser protagonistas no clube, eles são coadjuvantes em um clube que deve ser protagonista, o time sempre deve estar em primeiro lugar.

Como já mencionei em outros momentos nesta página, Vítor Pereira é um dos principais culpados pelo início da temporada vexatória, entretanto, muitos jogadores estão acomodados e deve sim haver uma disputa mais acirrada pela posição. Não é o caso do jovem de 26 anos, Ayrton Lucas, o lateral está jogando muito e merece a titularidade que recebeu.

O atleta fez o primeiro gol do jogo e participou do segundo lance que confirmou a vitória. Definitivamente é a melhor contratação da temporada (lembrando que a contratação definitiva foi assinada este ano, 2023, e chega ao fim em 2027). Muitos especialistas esportivos e torcedores consideram o jogador como o maior destaque da partida. E eu concordo se a disputa é contra jogadores. Todavia, a ousadia que funcionou, isto é, as escolhas do treinador foram determinantes para a vantagem que o time adquiriu, por isso também coloco essa vitória na conta do treinador.