Foto: Reprodução/CRF

Goleiro vascaíno brilha e Flamengo perde invencibilidade no Campeonato Carioca

Com gol marcado aos 3 minutos da etapa final, o Flamengo perdeu o primeiro clássico estadual na temporada. Num chute de fora da área, o uruguaio Puma Rodríguez marcou o tento da vitória do Vasco. De quebra, o Cruzmaltino quebra um tabu de quase dois anos sem perder para o maior rival. Mesmo com o resultado, a equipe segue na liderança da Taça Guanabara e basta apenas um empate com o Fluminense para garantir o título do torneio. A equipe busca a primeira posição para decidir as semis e a final dentro de casa, com a vantagem de dois resultados iguais.

O primeiro tempo foi marcado pelo equilíbrio, como há muito tempo não se via no Clássico dos Milhões. O Flamengo começou mais perigoso logo no primeiro minuto com uma bola na trave de Arrascaeta. Logo depois, o uruguaio lançou Gabigol que parou na defesa do goleiro Léo Jardim. O Vasco respondeu com duas bolas na trave de Pedro Raul, num chute de fora da área e numa cabeçada, após cobrança de falta de Puma Rodriguez. O Rubro-Negro teve mais a posse de bola durante a etapa inicial, mas parou na forte marcação vascaína e só chegou depois com finalizações de fora da área. A mais perigosa foi a de Gerson, que passou com certo perigo à esquerda do gol de Leo Jardim. O jogo também ficou marcado pelas faltas duras e cartões amarelos. Foram três ao todo só na etapa inicial.

Já na segunda etapa, o duelo ficou bem mais aberto. Com a lesão de Thiago Maia, Vitor Pereira ousou e colocou Everton Cebolinha. Logo aos 3 minutos, o Vasco abriu o marcador num chute de fora da área de Puma Rodríguez, a bola ainda resvalou em Cebolinha antes de entrar, sem chances para o goleiro Santos. O Flamengo tentou responder e foi para cima do Vasco de vez. Na sequência, VP colocou o trio de Matheus em campo: Matheus França, Matheuzinho e Matheus Gonçalves, começando a blitz sobre o rival. Leo Jardim fez diversas defesas, boa parte em chutes de Cebolinha.

Aos 23, o Vasco respondeu e teve um pênalti ao seu favor. Após driblar o marcador, Marlon Gomes é puxado por Ayrton Lucas dentro da área. Na cobrança, Pedro Raul bateu no canto direito e Santos defendeu. Foi o segundo pênalti defendido pelo goleiro nesta temporada. A partir daí, o Flamengo criou chance atrás de chance. Gabigol e Cebolinha tentaram, mas Leo Jardim defendeu. No fim do jogo, o Cruzmaltino conseguiu segurar o jogo e manteve o resultado em 1 a 0.

Com o resultado, o Flamengo tem a primeira derrota no Campeonato Carioca e de quebra, perde o primeiro clássico estadual no ano. A equipe segue na liderança, mas agora a diferença cai para apenas um ponto sobre o Fluminense. Já o Vasco pula para terceiro e ainda pode terminar a frente do Rubro-Negro na primeira fase. Na quarta-feira (8), Flamengo e Fluminense se encontram valendo o título da Taça Guanabara e o empate dá vantagem ao Fla. Já o Vasco volta apenas na quinta-feira (9), contra o Bangu e uma vitória o garante nas semifinais.