Nesta terça-feira, 21, Flamengo e Independiente del Valle realizaram o jogo de ida da Recopa. O próximo jogo será no dia 28, no Maracanã, e a missão é reverter o placar de 1 a 0 conquistado pelo clube do Equador. Em um outro momento, os torcedores não temeriam a vantagem que o time equatoriano possui, no entanto, o que preocupa é a atuação da equipe nos últimos jogos.
O campeão da Sul-Americana, Independiente del Valle, havia realizado apenas um jogo em 2023, enquanto o seu adversário, Flamengo, perdeu a disputa da Supercopa e ficou em terceiro lugar no mundial. Esse time principal também disputou alguns jogos do campeonato carioca no qual teve êxito e em outros não apresentou um bom resultado, como o empate com o Madureira.
Essa síntese que expus é apenas para ratificar o que já venho falando. O problema não é só a altitude de Quito, tampouco as questionáveis decisões de Vítor Pereira, os jogadores não estão dando tudo de si, Pulgar e Cebolinha até o momento não convenceram a torcida, o goleiro Santos, por sua vez, é outro que está deixando à desejar, o gol anulado aos 26min mostra o quanto o jogador está nervoso e até mesmo despreparado para defender o clube rubro-nego.
Como já mencionei, há atletas que não são substituídos por ser uma peça importante na construção das jogadas, mas cadê eles? Por que Arrascaeta e Everton Ribeiro caíram tanto de rendimento? Os torcedores devem olhar de modo mais crítico a esses jogadores que não estão desempenhando a função adequadamente.
Ademais, o volante Arturo Vidal se destacou na partida e mostrou como a experiência é importante em jogos fora de casa. Contudo, como torcedora, é triste ver um time repleto de estrelas em que apenas um ou dois apresentam um bom futebol individualmente. Na semifinal do mundial esse cara era o Ayrton Lucas, o lateral fez uma grande partida, já na Supercopa o destaque foi Gabriel Barbosa.
E embora seja importante o brilhantismo individual, ele sozinho não funciona, aliás, o termo “coletivo” refere-se, justamente, ao agrupamento social em que estão reunidos para um fim comum. Todos (diretoria, técnico, jogadores) deveriam ter como objetivo a vitória e fazer o possível para alcançá-la. Logo, respondo à pergunta inicial; sim, é possível reverter o placar, mas antes é necessário mudar a postura dentro do gramado, haja vista que o Flamengo precisará vencer por dois gols de diferença.
Veja mais notícias do Flamengo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas do Flamengo.