O elenco do Flamengo viajou na última segunda-feira (20) para Quito, para a disputa da primeira partida pela Recopa Sul-Americana, contra o Independiente del Valle, do Equador. Segundo o jornalista Gabriel Orphão, o clube teve um desfalque de última hora, mas não foi nenhum jogador e sim, o vice-presidente de futebol Marcos Braz. De acordo com a informação, o dirigente sofreu pressão familiar para não fazer essa viagem internacional, devido a altitude. Em 2022, Braz sofreu o mesmo problema e passou mal no país sul-americano.
VP de futebol do #Flamengo, Marcos Braz não viajou para Quito por pressão de sua família. Dirigente passou mal por conta da altitude em 2022, e, por isto, atendeu os pedidos dos familiares e ficou no Rio de Janeiro.
Gabriel Orphão
A altitude de Quito não é das mais altas no continente sul-americano. são 2850 metros acima do nível do mar. Bem mais baixo que a cidade de La Paz, por exemplo. A altitude da capital boliviana é de 3625 metros. Em 2007 e em 2012, o Flamengo enfrentou a equipe do Real Potosi, clube da cidade de Potosí, com 4090 metros de altitude. Quanto mais alto, menor a pressão atmosférica, o que deixa o ar ainda mais rarefeito.
Nesta terça-feira (21), o Flamengo encara novamente o Independiente del Valle pela quinta vez nos últimos três anos. Em 2020, foram quatro confrontos. Pela Recopa daquele ano, as equipes empataram na ida em 2 a 2 e o Mengão venceu no Brasil por 3 a 0. Já pela Libertadores do mesmo ano, uma goleada para cada lado: 5 a 0 para os equatorianos e 4 a 0 para os brasileiros. O time do Del Valle busca uma revanche, já que ficou sem o título há três anos.
Veja mais notícias do Flamengo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas do Flamengo.