Nesta terça-feira, o Flamengo encerrou o seu sonho de conquistar o bicampeonato Mundial. O Mais Querido não supriu as expectativas impostas em cima do elenco mais valioso da América do Sul. A partida foi marcada por uma sequência de erros de arbitragem, que culminaram na expulsão precoce de Gerson. Enquanto do lado azul, pacificidade na marcação de faltas.
O ataque foi competente em certos momentos, porém, deixou a desejar no quesito marcação avançada, e deixou os cabeças de área do Al Hillal criarem livremente. O destaque negativo fica em cima de algumas escolhas do treinador Vítor Pereira, que optou por escalar Matheuzinho a Varela, e continua insistindo em um futebol passivo e frouxo na recuperação de bola.
Primeiro tempo
O primeiro tempo começou e em um lançamento ofensivo pela direita do Flamengo, se iniciava a jogada do gol árabe. Ayrton Lucas foi desarmado e o time azulino partiu para o contra-ataque. Em uma bobeira tremenda de Matheuzinho, o lateral falhou na comunicação com Santos e deixou o atacante Vietto passar em sua frente, na tentativa de barrar o espaço, o camisa 2 do Rubro-Negro cometeu o pênalti, que serviria para o adversário abrir o placar.
Após o gol, o Flamengo foi se ajeitando em campo, buscando mudar a maneira de se portar ofensivamente. Desde o primeiro minuto, Gerson e Thiago Maia estavam encontrando muita dificuldade para manter a bola, portanto, a dominância territorial no centro era completamente do Al Hillal, dificultando a vida do setor ofensivo e defensivo.
Pouco tempo depois, Gerson conseguiu boa arrancada na ponta, e foi derrubado na área, entretanto, o juiz entendeu o lance como simulação, e puniu o camisa 20 com cartão amarelo. Alguns minutos a seguir, Everton Ribeiro serviu Pedro na ponta da área, que de maneira eficaz, marcou um golaço, deixando tudo igual no marcador.
O jogo se mantinha truncado, e, conforme o Flamengo ia ganhando campo, o Al Hillal ia se postando nos contra golpes. Em uma dessas jogadas, o argentino Vietto, ex-Sevilla, caiu na área, pedindo um toque em seu rosto. Na dividida, Gerson esbarrou em seu pé de apoio, e David Luiz fechou o espaço do camisa 10. Mas o árbitro recebeu o chamado e quis ir rever o lance. Na revisão, pênalti assinalado; dois a um Al Hillal.
Segundo tempo
Conhecido por melhorar seus times no intervalo, Vítor Pereira sacou Arrascaeta do time titular e voltou com Eric Pulgar para a segunda etapa. O camisa cinco demonstrou que podia ajudar ofensivamente, mas suas saídas de bola estavam complicando a defesa, que também havia sido alterada por VP (Léo Pereira por Fabrício Bruno).
Com a entrada de Eric, Thiago Maia ficou mais solto, já que o volante amigo serviria para segurar o jogo atrás. Do outro lado, muita seriedade e correria vinda do time adversário, que em um bom contra golpe, conseguiu o terceiro gol, desta vez, Vietto botou no fundo da rede. Nesta altura, apenas um milagre poderia salvar o Flamengo do vexame.
Éverton Cebolinha foi chamado para entrar no lugar de Everton Ribeiro, que retornou mal para o segundo tempo, porém, o atacante demonstrou pouca criatividade, e não esboçava reação ofensiva, apenas passes laterais sem objetivo algum. No apagar das luzes, Pedro, novamente, marcou o gol mais fácil de sua vida, tendo que só empurrar uma bola que sobrou para ele.
O saldo ainda era negativo, com isso, o time se mandou pra frente, mas, sem sucesso, com isso, o Flamengo saiu derrotado do primeiro jogo disputado no Mundial de Clubes da FIFA.
Ficha técnica
MUNDIAL DE CLUBES
Semifinal
FLAMENGO 2X3 AL HILAL
Flamengo: Santos; Matheuzinho, David Luiz, Léo Pereira (Fabrício Bruno) e Ayrton Lucas; Thiago Maia (Thiago Maia), Gerson, Everton Ribeiro (Everton Cebolinha) e Arrascaeta (Erick Pulgar); Gabigol e Pedro.
Técnico: Vítor Pereira.
Al Hilal: Al-Mayouf; Abdulhamid, Jang, Al-Boleahi e Khalifah (Nasser); Cuéllar; Carrillo, Salem Al-Dawsari e Vietto; Marega e Ighalo (Michael).
Técnico: Ramón Díaz.
Local: Estádio Ibn Batouta (Tânger).
Gols: Salem Al-Dawsari a 3′ e a 53′; Pedro a 19′ do 1ºT; Vietto a 24′ e Pedro a 451 do 2ºT.
Cartões amarelos: David Luiz, Erick Pulgar, Gabi e Gerson (F); Khalifah e Vietto (A).
Cartão vermelho: Gerson (F).
Público: 42.486.
Árbitro: Istvan Kovacs.
Assistentes: Vasile Florin Marinescu e Mihai Ovidiu Artene.
VAR: Juan Martínez.
Melhores momentos
Veja mais notícias do Flamengo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas do Flamengo.