No último sábado (28), o Flamengo disputou e perdeu sua primeira final no ano. Em duelo único valendo 10 milhões de reais e o título de Super Campeão do Brasil, o maior do Rio entrou em campo para enfrentar o Palmeiras, de Abel Ferreira. Apesar do lento início de trabalho, as expectativas para o embate eram altas, já que o Palmeiras vinha de uma sequência de pouco brilho no Campeonato Paulista.
Após boa Copa do Mundo, o árbitro Wilton Pereira Sampaio voltou estar nos holofotes por conta de sua péssima arbitragem em solo nacional. No Mundial, Wilton foi coeso e firme nas decisões corretas, porém, ao comandar o primeiro grande duelo do ano, o dono do apito voltou a se complicar, entretanto, desta vez o erro pode render uma punição mais severa ao mesmo.
No embate travado pela taça da Supercopa, Wilton ia bem, uma reclamação aqui, outra ali, mas nada fora do normal, no entanto, o ‘professor’ se atrapalhou no quarto gol marcado pelo Palmeiras. No lance, Gabriel Menino recebeu dentro da área e finalizou mascado para o gol, por conta do chute fraco, a bola foi lentamente morrer no barbante do Flamengo.
Após o gol, diversas reclamações, ainda assim, Wilton Pereira foi ao VAR e assinalou gol legal do Palmeiras. Pela regra, o lance deveria ter sido anulado, já que o lateral-direito Mayke esbarrou nas costas de Santos, contudo, impedindo a reação defensiva do goleiro Rubro-Negro. A partida seguiu e o Palmeiras se segurou, sagrando-se campeão com o gol irregular.
Na noite desta segunda, o departamento jurídico do Flamengo, comandado por Rodrigo Dunshee, abriu um processo no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) contra Wilton Pereira Sampaio, solicitando o afastamento do árbitro de futebol por 120 dias. Em um primeiro momento, o Mais Querido havia enviado um ofício à CBF, pedindo o afastamento de Wilton e Rodrigo D’Alonso Ferreira, que estava no VAR da partida decisiva.
Em entrevista concedida ao ge, o vice-presidente geral e jurídico do Flamengo, Rodrigo Dunshee reiterou que o clube não está contestando o resultado da Supercopa, mas sim, a “falta de técnica” da equipe de arbitragem ali presente.
– Ele cometeu erros crassos na condução dessa partida. A gente só vem pedir uma punição dele por total falta de técnica, inclusive, ele foi eleito o pior treinador pior árbitro da Copa do Mundo. Assim, ele é um cara que já vem mal. Não é pelo Flamengo, é pelo bem do futebol brasileiro. Não estamos contestando o resultado. O jogo é jogado, o jogo é no campo. Mas não podemos ter um árbitro que não possa aplicar a regra. O Flamengo quer que o árbitro sofra as consequências legais. – Comentou Rodrigo.
Veja mais notícias do Flamengo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas do Flamengo.