O ano de 2023 será bastante movimentado para o Flamengo. Além dos já torneios que o clube compete como Campeonato Carioca, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Libertadores da América; o time carioca também se prepara para outras três competições: Supercopa do Brasil, Recopa Sul-Americana e também o Mundial de Clubes.
Com relação à Supercopa, a CBF definiu que vai acontecer no dia 28 de janeiro. Entretanto, ainda não tem um local exato que vai receber a partida entre Flamengo e Palmeiras. Existe, inclusive, a possibilidade de ser disputado em outro país. Podendo, até mesmo, ser jogado na mesma sede do Mundial de Clubes.
Dessa forma, uma das principais torcidas organizadas do Palmeiras, a Mancha Verde, se manifestou nesta quinta-feira (8) pedindo para que o clube paulista não aceite que a Supercopa seja jogada na mesma sede do Mundial de Clubes, pois isso vai beneficiar o Flamengo. A nota da Mancha pede que a presidente do clube, Leila Pereira, tome uma decisão firme. Confirma a seguir a nota oficial da torcida organizada:
JOGO ÚNICO TEM DE SER EM CAMPO NEUTRO
Não é oficial – e esperamos que não venha a ser –, mas circula a informação de que a CBF pretende escolher como sede da Supercopa do Brasil (jogo único entre Palmeiras e Flamengo) o mesmo local que for determinado pela FIFA para a realização da Copa do Mundo de Clubes, alguns dias depois. Seria, segundo a versão extraoficial que circula na imprensa, uma forma de facilitar a logística do clube carioca para a disputa do Mundial.
A Mancha Alvi Verde vem a público para manifestar repúdio a essa possibilidade. O Palmeiras, maior campeão do Brasil, não pode ser tratado pela CBF como se fosse um figurante na agenda de outro clube, ainda mais um rival.
O Palmeiras nada tem a ver com o calendário de outros clubes, tampouco com os acordos firmados pela CBF com quem quer que seja.
O Palmeiras tem de ser respeitado, e o seu torcedor, mais ainda. Se a escolha de uma sede no exterior já seria acintosa por si só, uma opção pensada para favorecer um clube específico representa uma distorção do ponto de vista técnico, já que os torcedores cariocas seriam beneficiados em uma partida que deveria acontecer em campo neutro.
Diante dessa ameaça, é de se esperar que a presidente do Palmeiras se posicione com a firmeza que faltou até aqui. Já tivemos muitas promessas não cumpridas no que diz respeito à relação entre clube e torcida, e a presidente tem agora a oportunidade de mostrar a que veio.
Se é verdade mesmo que a CBF está pensando em levar a Supercopa do Brasil para um lugar que seja favorável ao nosso rival, cabe à presidente do maior do campeão do Brasil tomar todas as medidas possíveis em defesa do clube e do seu torcedor.
Diretoria Mancha Alvi Verde
Veja mais notícias do Flamengo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas do Flamengo.