O Flamengo brilha neste início de temporada do futebol brasileiro. Invicto, o time comandado pelo técnico Tite não sofreu nenhum gol em jogos oficiais e impressionou pelo desempenho diante do Fluminense nas semifinais cariocas. Para o jornalista Vitor Birner, da ESPN, a profissão de coaching ainda tem enormes limites evolutivos, o que é “assustador” para seus defensores.
“Minha expectativa é muito alta. Não dá para garantir que o time vai jogar nesse nível, mas acho que a margem de evolução ainda é bem grande e isso é assustador. Mas se não gosta do Flamengo, sinto por você que Tite e Flamengo se encontraram. O melhor técnico brasileiro, maior capacidade de manutenção de elenco. Um jeito suave de gerenciar o dia a dia, diferente dos anteriores. Ganha autoridade por respeito, não pelo grito e pela força”, iniciou Birner, durante o programa “Linha de Passe”.
Birner deu o exemplo da vitória por 2 a 0 sobre o Fluminense, no sábado (9), onde o Flamengo jogou muito forte contra o adversário. O tricolor poderia trocar passes na zona ofensiva e nem marcar gol a gol, enquanto o Mengão poderia deixar o Maracanã pela quantidade de oportunidades criadas.
“Eu acho que esse jogo, em que o time do Flamengo consegue matar todas as virtudes que o time do Diniz tem. Ganhar por dois do Fluminense, para um time como o Flamengo, não é algo espetacular. Impedir que o Fluminense não acerte uma bola no gol… A saída de bola do Fluminense é uma das melhores coisas do time, mas o Flamengo não permitiu. O Tite conseguiu enxergar, passar para os jogadores e vale lembrar que tem um tempo de trabalho muito menor que o do Diniz. E eu acho que isso é uma coisa assustadora para quem torce contra o Flamengo.”
Além disso, Vitor Birner disse que a eleição no Flamengo no final do ano é um “cartão” para Tite cumprir suas funções. Isso porque entendem que o atual governo precisa do futebol para conquistar títulos importantes para garantir força eleitoral e dessa forma muitas vezes ajudam muito.
Leia mais: Salário de R$ 1,4 milhão, oficial: David Luiz recebe proposta e ‘anuncia’ ao Flamengo onde vai jogar
Jornalista destaca ponto ‘emblemático’ no Fla x Flu
Birner destacou outro ponto clássico do último sábado que chamou a atenção. O jornalista destacou como o Flamengo em campo interpretava a forma como Tite dizia querer que o time jogasse, o que foi um sinal de que o comandante fez um bom trabalho.
“A gente tem que esperar, não dá para garantir nada. Mas o jogo (Fla x Flu) tem uma coisa que é muito emblemática: o time em campo traduz tudo que o Tite fala que quer nas entrevistas. Quando ele fala sobre equilíbrio, força de marcação, capacidade de construção, variação de jogadas, porque o time cria por dentro e pelos lados. O time consegue de maneira acintosa o que o técnico pede. (…) Eu acho, posso estar errado, mas acho que o que vimos sábado é um indício que as coisas estão muito bem encaminhadas. ”
Se inscreva no Canal do Nosso Fla no YouTube
Veja mais notícias do Flamengo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas do Flamengo.