Piada né ? Corinthians faz birra com a Globo com a Liga Forte União e diz ter audiência maior que o Flamengo

Foto: Reprodução / SBT
Foto: Reprodução / SBT

O Corinthians está disposto a aceitar a proposta da Liga Forte União e se juntar ao grupo de clubes que já inclui Vasco, Botafogo, Internacional, Cruzeiro, Fluminense e Fortaleza com a venda dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2025 a 2029 .

O motivo é que a conversa da Globo e da emissora com a Libra melhora. A federação liderada por Flamengo, Palmeiras, Santos e São Paulo assinou pré-contrato com a emissora na última sexta-feira (1). A equipe do Parque São Jorge recusou porque queria a garantia de que teria lucros próximos ou iguais aos do Rubro-Negro carioca.

Globo e Libra haviam prometido um pagamento antecipado de cerca de R$ 600 milhões no momento da assinatura final, mas não havia como garantir um valor próximo ao do Flamengo, dado o bom desempenho do esporte, condição fundamental para a distribuição do novo capital.

A afirmação do Corinthians é que o time tende a ter mais torcedores em São Paulo do que o Flamengo no Rio de Janeiro. Nos bastidores, esta suposição não parece ser toda a realidade, especialmente nos últimos anos.

Por exemplo, em 2023, o Timão disputou nove partidas do Campeonato Brasileiro em televisão aberta e alcançou 23 pontos de audiência na Grande São Paulo, segundo pesquisa da F5. O número é baixo porque o clube paulista disputa a Copa Sul-Americana e tem vários jogos na noite de terça.

O Corinthians está empatado em pontos com o Palmeiras, campeão brasileiro há dois anos, em média de público. Mas o Alviverde é quem tem mais partidas disputadas: um total de 14 partidas. Cada ponto equivale a 191 mil telespectadores.

No Rio de Janeiro, o Flamengo alcançou nota média de audiência de 26 em 2023, com 12 transmissões, vencendo inclusive o Botafogo, que disputou a maior parte do torneio pelo campeonato nacional. O Clube Estrela Solitária teve menos partidas exibidas em TV aberta (11 partidas) do que Fla e Fluminense (12 partidas).

Crescendo ainda mais devido à grave crise financeira, o Corinthians entendeu que a dissolução dos direitos de transmissão traria grandes benefícios ao grupo. É isso que a Liga Forte União promete, dividir as vendas sem fechar com um time só.

Em Libra, a esperança não está perdida. O motivo é porque o Corinthians está se esforçando para conseguir mais patrocínio da Globo. A decisão sobre quem ficará no time com a segunda maior torcida do país dependerá do presidente do time, Augusto Melo, que deve tomar a decisão final nos próximos dias.