Flamengo tem julgamento marcado com STJD e pode perder mando de campo

Foto Destaque: Pedro Souza/Atlético
Foto Destaque: Pedro Souza/Atlético

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) determinou que o Flamengo será julgado na próxima quarta-feira (10), um dia após decidir as quartas de finais da Libertadores contra o Corinthians, por uma série de incidentes no jogo das oitavas de final da Copa do Brasil contra o Atlético-MG. Na discussão, está em pauta a invasão no Maracanã, o apedrejamento contra o ônibus do Galo, arremesso de objetos no campo e uso de sinalizadores. Dessa forma, a decisão final do STJD pode determinar que o Flamengo perca o mando de campo e até interdição do estádio.

Além disso, o Atlético-MG também será julgado pelo órgão, segundo o STJD, o clube mineiro vai responder por cânticos discriminatórios contra a torcida do Flamengo na partida de ida no Mineirão. No final, o Galo venceu o jogo por 2 x 1 e depois acabou sendo eliminado por 2 x 0 no Maracanã.

Como resultado, o clube mineiro responderá ao artigo 243-G pela prática de ato discriminatório, podendo pagar uma multa de R$ 100 mil reais. Além disso, se caso os responsáveis pelos cânticos forem identificados, vão receber punição de 5 a 10 partidas.

Enquanto isso, o Flamengo responde pelo descumprimento do estatuto do torcedor e do Regulamento Geral de Competição. Ademais, o clube carioca também vai responder por não ter tido infraestrutura necessária para manter a segurança da partida e por não ter tomado providências para impedir a desordem. Com isso, ao final, o rubro-negro pode perder o mando de campo por até dez partidas, “quando a desordem, invasão ou lançamento de objeto for de elevada gravidade ou causar prejuízo ao andamento do evento desportivo”.

O Flamengo tem jogo no próximo sábado (6) diante do São Paulo pela 21ª rodada do Campeonato brasileiro. De um lado, o Mais Querido briga pelas primeiras posições e tem ameaçado bastante os clubes da parte de cima da tabela. De outro, o São Paulo tenta se recuperar de alguns tropeços, como na rodada passada quando perdeu de 1 x 0 para o Athetico-PR.