CAMPEÃO INVICTO! Flamengo vence Madureira e conquista a Taça Guanabara

? Marcelo Cortes / CRF
? Marcelo Cortes / CRF

Embora não seja o tão esperado troféu pela torcida rubro-negra, é um começo promissor! O Flamengo é o campeão da Taça Guanabara, concedida à equipe que termina a fase de classificação do Campeonato Carioca em primeiro lugar. No último sábado (02), o Mais Querido venceu o Madureira por 3 a 0, no Maracanã, na 11ª e última rodada. Os gols foram feitos por Arrascaeta, Pedro e Léo Pereira.

Com isso, o Flamengo conquistou a 24ª Taça Guanabara de sua história, consolidando-se ainda mais como o maior vencedor deste título. Em segundo lugar está o Vasco, com 13 títulos, seguido pelo Fluminense com 12 e o Botafogo com o quarto lugar, possuindo oito troféus. Além disso, América, Americano e Volta Redonda possuem um título cada.

Nesta edição do Campeonato Carioca, com a vitória no último sábado (02), o Flamengo alcançou 27 pontos, enquanto o Fluminense e Nova Iguaçu possuem 21 pontos cada. Agora, o time de Tite aguarda para descobrir quem será o quarto colocado, que será o adversário nas semifinais nos próximos dois fins de semana, com as datas a serem definidas pela FERJ.

Tite deu a primeira chance de titular para Viña e também aproveitou para dar novas oportunidades a David Luiz e Bruno Henrique. No entanto, o Flamengo não pôde contar com Gabigol, Gerson e Wesley, que estavam no departamento médico. Especialmente no caso de ‘Coringa’, que precisou passar por uma cirurgia no rim, a ausência será mais prolongada, durando cerca de dois meses.

A primeira oportunidade clara de gol surgiu aos 11 minutos. Nicolás de la Cruz cobrou uma falta, a bola desviou na barreira e quase surpreendeu o goleiro adversário, que apenas observou, arrancando um “uuuhhh” dos torcedores. Os uruguaios do Flamengo estavam inspirados.

Aos 19 minutos, Luiz Araújo driblou a defesa pela direita, cruzou para o segundo poste e Bruno Henrique subiu no alto para cabecear para Arrascaeta, que finalizou de primeira, sem deixar a bola cair. Um belo gol do camisa 14 rubro-negro!

O Flamengo desperdiçou uma boa oportunidade aos 28 minutos do jogo. La Cruz fez um desarme no meio-campo, passou para Arrascaeta, que avançou com a bola. O número 14 tocou para Luiz Araújo dentro da área, mas o atacante chutou mal e a bola foi para fora. Devido ao intenso calor no Rio de Janeiro, o time rubro-negro jogou em um ritmo mais lento, sem a pressão característica deste início de temporada.

Assim, o campeão da Taça Guanabara só voltou a ameaçar aos 41 minutos. Viña avançou pela linha de fundo e cruzou para Erick Pulgar, que cabeceou rente à trave esquerda do Volta Redonda. O lateral apareceu no ataque novamente aos 43 minutos, com um belo chute de longa distância, mas o goleiro defendeu e cedeu escanteio.

No final do primeiro tempo, Fabrício Bruno sofreu uma lesão na cabeça e foi substituído por Léo Pereira no intervalo. Com isso, David Luiz, que iniciou o jogo na lateral esquerda, foi deslocado para a direita. Pouco tempo depois de entrar em campo, o número 4 teve um motivo para comemorar rapidamente.

Depois do golaço, o estádio do Maracanã assistiu a outra jogada de encher os olhos. Aos 23 minutos, não houve a entrada da área para o Flamengo. O Rubro-Negro tem jogadores como Arrascaeta e De La Cruz, mas o zagueiro Léo Pereira foi o responsável pelo chute. O camisa 4 bateu e saiu para o abraço pela terceira vez na temporada.

Na etapa final, Tite deu chances para garotos do Ninho, como Victor Hugo, Igor Jesus e Matheus Gonçalves. Dessa forma, o treinador guardou Arrascaeta, Pedro e De La Cruz. Mais cedo, Everton Cebolinha assumiu a posição de Luiz Araújo. Com as mudanças, Bruno Henrique se transformou em um centroavante e chegou a marcar de cabeça, aos 31, mas o goleiro do Madureira salvou a equipe.

Em uma aparição incomum do Madureira, Xuxa marcou um gol aos 32 minutos, com Xuxa. Após um chute forte, Agustín Rossi precisou se defender em dois tempos. Aos 35, o Flamengo respondeu com uma tentativa de Victor Hugo, que foi interceptada pelo goleiro Douglas, que entrou no segundo tempo. No entanto, o Mengão só comandou a reta final e ouviu os gritos de “É CAMPEÃO” da torcida.