Após a conquista do tetracampeonato da Copa do Brasil, Dorival Júnior foi bastante criticado por ter adotado certas atitudes na partida. A principal delas, sem dúvida, é o fato da mudança da equipe, principalmente na segunda etapa, que passou a somente se defender. Esse fato, foi citado, inclusive, pelo lateral Filipe Luís após a partida.
Não é a primeira vez que acontece. O Flamengo, por filosofia dos que passaram aqui, por história, não joga defensivamente, não joga fechado. O Flamengo é um time que tem que pressionar, que tem que atacar. Isso cabe a nós dentro de campo.
Filipe Luís
O jornalista, Renato Maurício Prado, do Uol, citou também uma modificação feita pelo treinador que não foi bem pensada. Na segunda etapa, Dorival tirou Vidal para escalar Matheuzinho em sua posição. Com isso, a escolha foi duramente criticada pelo comentarista
Dorival não tinha muitas opções no banco. Mas insistir com Matheuzinho como volante, após atuação fraquíssima nessa posição, contra o Atlético Mineiro, demonstrou falta de percepção. O técnico fez um trabalho excepcional na recuperação de uma equipe destroçada pelo trágico trabalho de Paulo Sousa. Mas na final, mostrou limitações e a torcida foi dormir revoltada com ele, apesar do caneco.
Renato Maurício Prado
Entretanto, Renato Maurício Prado reconheceu o papel do treinador na remontagem do elenco principal, após a passagem de Paulo Sousa, que, segundo ele, é o técnico mais incompetente da história do Flamengo.
Mas não pode se esquecer que foi ele que pegou esse time na draga que o Paulo Souza deixou, o técnico mais incompetente da história do Flamengo, e levou para a parte de cima do Brasileiro e a duas finais, já ganhou a primeira, a Copa do Brasil. Tudo bem, no jogo de ontem acho que ele pisou na bola aqui e ali, mas não tem como não reconhecer o enorme mérito do Dorival nesse resgate do Flamengo.
Renato Maurício Prado
Para a próxima rodada, o Flamengo encara o América-MG pelo Campeonato Brasileiro. A bola rola neste sábado (22), às 19h (horário de Brasília), no Independência, em Belo Horizonte. Para o jogo, Dorival Júnior deve jogar com os reservas. a fim de descansar a equipe para a final da Libertadores da América contra o Athletico-PR, em Guayaquil, no Equador.
Veja mais notícias do Flamengo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas do Flamengo.