Zico aponta motivo pela queda de desempenho de Gabigol

Zico
Zico. Foto: SporTV

Após um ano de declínio técnico, físico e torcedor, Gabigol ainda luta para garantir sua vaga no Flamengo em 2024. Zico, maior ídolo da história do clube, conseguiu voltar à boa forma com o Manto Sagrado, mostrando uma atitude diferente do ‘descanso’ tomado pela maioria dos sócios e dirigentes.

“Pelo o que eu conversei com o Gabigol, ele voltou diferente para esse ano, mais bem preparado do que o ano passado. Acho que, depois da segunda Libertadores, o pessoal deu uma relaxada. (…). Eu vi uma entrevista do Gabigol dizendo que ia entrar de férias. E foi o que aconteceu. O Flamengo ia disputar Mundial, Supercopa e Recopa. Ainda teve Copa do Mundo. Aí o pessoal diz que foram 40 dias de férias“, disse Zico ao podcast ‘Fala, João‘.

Gabigol, atacante do Flamengo - Foto: Thiago Ribeiro/AGIF
Gabigol, atacante do Flamengo – Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Zico destacou que Gabigol não foi o único a fazer uma pausa, mas também recebeu mais críticas por ser um nome conhecido. Como maior ídolo do clube, ele entende que é natural que o time receba mais cobranças dos torcedores. Porque a equipe recebe mais elogios mesmo quando vence.

“O Flamengo não se preparou adequadamente e isso refletiu nos jogadores. Refletiu em cima dele (Gabigol). Assim como você é exaltado quando ganha, você é cobrado quando perde. No Flamengo mais ainda. No Marrocos (Mundial de Clubes), você via os jogadores despreparados. “

Zico também mencionou a disputa posicional entre Gabigol e Pedro no time de Tite. Ele entende que é possível consertar as coisas como Dorival Jr. fez, mas diz que isso não vai acontecer com Tite. Portanto, Gabi precisa voltar ao nível máximo para poder competir com o desempenho atual do Camisa 9.

“A forma como o Tite joga é difícil. Dorival Júnior usou Pedro e Gabigol. A dupla funcionou bem, é perfeitamente possível. Mas o Tite tem a situação de um aberto de cada lado e um centroavante. O Gabigol não vai conseguir ficar jogando como joga o Luiz Araújo pela ponta. Vai ter que disputar com Pedro. Se ele estiver bem, a briga é boa. Mas também não é um jogador para ficar no banco de reservas.”

Gallinho também elogiou o desempenho do técnico do Flamengo, Tite. A equipe principal rubro-negra, comandada pelo técnico 2024, está invicta há 10 jogos e ainda não sofreu nenhum gol nesta temporada. Zico admitiu que a equipe “não teve um bom desempenho”, mas disse que precisava se concentrar em “vencer”.

“Eu liguei para ele na época que ele entrou e disse: ‘ Cuida bem dessa cozinha e da preparação física’ (risos). E ele é um cara que arma muito bem o time. Então, tem que ir aos poucos. O Tite tem uma facilidade muito grande de organizar a equipe. O time do Flamengo está muito bem organizado, é muito difícil sofrer gol. E com jogadores de qualidade lá frente, se você organizar lá trás, a possibilidade de fazer um gol e ganhar o jogo é muito grande”, iniciou o ídolo, antes de completar:

“Ano passado estava no meio da competição, jogo em cima de jogo, mas fez um período bom. Já começou bem esse ano. Lógico que o time não dá aqueles espetáculos, mas é um time muito bem organizado, que os jogadores sabem o que precisam fazer. É o time do Tite. Ele é um cara que não facilita para o adversário e sabe utilizar as pessoas que tem. Não vai agradar todo mundo, mas o importante hoje é ganhar campeonato.”