Flamengo supera Liverpool e PSG em ranking de interação nas redes sociais

Foto: Guilherme Ribeiro / Coluna do Fla
Foto: Guilherme Ribeiro / Coluna do Fla

O Flamengo fechou 2023 com mais interações no Instagram de qualquer clube brasileiro e nas primeiras posições do ranking mundial. Em pesquisa divulgada pela Samba Digital nesta quinta-feira (4), o Rubro-Negro ultrapassou clubes de marcas globais como PSG e Liverpool na rede social com maior percentual de consumo de conteúdo.

Segundo o estudo, foram 778 milhões de interações nas postagens do Flamengo em 2023. Esse número coloca a Mais Querido na sétima posição no ranking mundial, pois é a única brasileira presente no top 10 e apenas a segunda de um país não europeu. O Al Nassr da Arábia Saudita contratou Cristiano Ronaldo e ficou em sexto lugar na lista.

O líder foi o espanhol Real Madrid, que tem Vini Jr. como grande estrela. Maior campeão europeu e sempre com muitas estrelas no time, o time espanhol recebe interações de muitos torcedores de fora da Espanha. No último ano, ocorreram um total de 2,59 bilhões de interações no Instagram.

Veja o top-10 de interações no Instagram ao longo de 2023:

  1. Real Madrid: 2,59 bilhões
  2. Barcelona: 2,21 bilhões
  3. Gaalatasaray-TUR: 1,38 bilhão
  4. Manchester United: 1,25 bilhão
  5. Manchester City: 1,12 bilhão
  6. Al Nassr- SA: 949 milhões
  7. Flamengo: 778 milhões
  8. Parin Saint Germain: 761 milhões
  9. Liverpool: 752 milhões
  10. Fenerbahçe-TUR: 732 milhões

Além do alto número de interações, o Flamengo também se destacou em outros aspectos do estudo do Samba Digital. O clube fechou 2023 como o segundo time com mais publicações, atrás apenas do Manchester City, e foi o 11º time com mais seguidores: 2,84 milhões.

O Flamengo encerrou o ano na liderança do ranking do futebol brasileiro nas principais redes sociais. Além do Instagram, o Mais Querido se destacou com seus números no Facebook, X (antigo Twitter) e Tik Tok.

Com 45,7 milhões de interações, o Rubro-Negro também liderou a lista X. O clube ficou mais 12 milhões à frente do segundo colocado, o Corinthians, que encerrou o ano com um total de 33,5 milhões de interações.

Mengão também aparece em terceiro lugar em interações no Facebook (25,8 milhões). E também ficou em terceiro lugar com postagens no Tik Tok (220,9 milhões).

Foto: Divulgação/ Samba Digital
Foto: Divulgação/ Samba Digital