Rodada quase perfeita para o Flamengo! Neste domingo (26), o Rubro-Negro marcou 3 a 0 contra o América-MG, no Parque do Sabiá, em Uberlândia, e garantiu a vice-liderança do Campeonato Brasileiro a três jogos do fim. Além disso, Palmeiras, Botafogo e Grêmio, integrantes do G4 no início do dia, não conseguiram vencer.
Então o G4 fica assim: o Flamengo está na segunda colocação com 63 pontos, empatado com o Palmeiras, mas o time de Abel Ferreira está na frente no saldo de gols. O Botafogo tem 62. O grupo é fechado pelo Atlético-MG com 60. Ou seja, na 36ª rodada, quatro times podem liderar o Brasileirão. Aliás, há confronto direto entre Mengão e equipe mineira, no Maracanã, na quarta-feira (29).
Apesar de jogar em Minas Gerais, no estado do América-MG, o Flamengo jogou em casa, no Parque do Sabiá. A grande maioria dos 40 mil presentes vestiu vermelho e preto nas arquibancadas. Aliás, a cidade parou com a chegada do time no sábado (25), com grandes festas nas ruas. Tite já surpreendeu em campo ao escolher Bruno Henrique no lugar de Luiz Araújo.
Ainda antes do primeiro minuto, o goleiro do América-MG precisou sair do gol para intervir, Gerson entrou com perigo na área. Às seis horas a torcida gritou “uuuhhh” quando o chute de fora de Everton Cebolinha passou longe da trave. Porém, a primeira grande chance veio dos donos da casa: Felipe Azevedo acertou no travessão aos 11′. Aos 13′, outro susto, com Mastriani.
E o América continuou surpreendendo o Flamengo. Aos 16 minutos, Lucas Kal arriscou de fora e assustou Rossi. Felipe Azevedo chutou aos 19′, a bola desviou no caminho e quase surpreendeu o goleiro argentino. Neste momento na Arena Castelão, o Fortaleza abriu o placar contra o Palmeiras e o Parque do Sabiá enlouqueceu! O Mengão precisava de um gol para assumir a liderança.
Depois, o Flamengo sentiu a energia da arquibancada voltar a aumentar no jogo. Pedro, Erick Pulgar e Everton Cebolinha finalizaram com perigo aos cinco minutos. O camisa 11 quase fez um golaço, mas após odiar o adversário, a defesa bloqueou o chute.
Mas a hora de Cebola chegou momentos depois. Ayrton Lucas cruzou da direita para a área, Everton Cebolinha bateu o zagueiro e marcou de cabeça. Flamengo 1 a 0, aos 28 minutos do primeiro tempo. Como o campo estava denso e chovia muito, a partida esfriou e o Mengão só rematou aos 38 minutos por intermédio de Arrascaeta. Pelo contrário, o América voltou a assustar-se aos 44 minutos, novamente por Felipe Azevedo, mas o primeiro tempo terminou sem novos golos.
A última etapa começou com o Flamengo por cima. Aos 40 segundos, Bruno Henrique foi acionado pela ponta direita e passou para Arrascaet, que chutou de primeira, mas Jori chutou para longe. O objetivo não demorou a chegar. O uruguaio arrancou pela direita, passou para Bruno Henrique, que encontrou Pedro livre para fazer o segundo e acalmar o Mengão.
Más notícias para a nação! Erick Pulgar cometeu falta e recebeu o terceiro cartão amarelo. O chileno, portanto, fica fora de campo contra o Atlético-MG, na quarta-feira (29). Mesmo assim, o time continuou por cima e Arrascaeta quase acertou o terceiro chute com o pé esquerdo ao lado da trave.
Com o Flamengo na liderança, Tite trocou de time. Saíram Ayrton Lucas, Arrascaeta e Bruno Henrique, entraram Filipe Luís, Thiago Maia e Everton Ribeiro. O América-MG deixou de assustar e o Mengão passou a dominar o duelo. Pedro desperdiçou duas boas chances aos 27 minutos. Enquanto isso, os torcedores ficaram atentos ao jogo do Castelão, com a derrota parcial do Palmeiras por 2 a 1 para o Fortaleza deixando o país comemorando.
Porém, o Palmeiras conseguiu empatar em 2 a 2 mesmo com um a menos, prejudicando assim a comemoração da torcida. O Flamengo continuou acumulando chances para o terceiro gol em campo, mas Jori fez boas defesas para salvar o América-MG. Porém, o goleiro não pôde fazer nada aos 39 minutos. Everton Cebolinha recebeu de Pedro e tocou na área. Everton Ribeiro, livre, deu bela reviravolta e deu os números finais ao duelo. O Mengão está vivo, ATÉ O FIM!
Veja mais notícias do Flamengo, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas do Flamengo.